Trabalhos de alunos: Alunas: Angélica, Gleicieli, Nathiara, Raissa, Vanessa e Viviane. 2º ano C do Ensino Médio

Foram, ao longo do 1º bimestre, desenvolvidos diversos trabalhos práticos de sociologia. Para isso, os alunos, deveriam escolher um objeto de estudo, desenvolver uma problematização e escolher um ou mais métodos sociológicos e apresentar a turma os resultados obtidos. Eis um dos trabalhos desenvolvidos (em síntese):

 

PROBLEMAS DA SOCIEDADE PIUMENSE NA PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE

Objeto de estudo: Sociedade piumense

Problemática: Qual a percepção da sociedade de Piúma/ES com relação aos maiores problema da cidade? Existe a confiança de que serão sanados?

METODOLOGIA
Foram pesquisados moradores do município, encontrados nas ruas e lojas do centro da cidade e nos bairros Tamarino, Niterói, Nova esperança , Céu- azul, União, e entre alguns alunos da Escola E. E. F. M. Profª “Filomena Quitiba”.
Método quantitativo – Pesquisa exploratória

 

Pesqisa realizada pelo período da tarde, das 14h às 18:30h , entre a data de 19 de março de 2009 à 03 da abril de 2009.

 

O QUESTIONÁRIO

1)Na sua opinião, quais os maiores problemas de Piúma? por quê?
a) Drogas
b) Criminalidade
c) Saúde
d) Políticos incompetentes
e) Erosão
f) Poluição

2) Na sua opinião, o que está sendo feito pra resolver isso?

3)O que você, como cidadão, acha que poderia ser feito para combater ou melhor esse situação?

4)Como você vê essa situação sendo resolvida ?Em caso de resposta afirmativa, de que modo?

5)Situação atual?
a) BOM
b) REGULAR
c)RUIM
d) PÉSSIMO

6)Na sua opinião, você acha que um dia essas situação poderão ser resolvidas?

ALGUNS RESULTADOS

 

Osmaiores problemas de Piúma na percepção da sociedade

Resposta da população sobre as drogas:
De acordo com a amior parte dos entrevistados, nada está sendo feito pelas autoridades ou órgãos competentes. Os jovens, que são os principais. De acordo com a opinião dos entrevistados, há uma solução para essa questão… “Trabalhos voluntários, instituição governamentais de apoio, e programas esportivos no município” …
Mais de 50% dos entrevistados acreditam ter solução os problemas relacionados a drogas no município.

Resposta da população sobre a Saúde:
A maior parte das reclamação da população em relação a saúde, é a situação em que se encontra o hospital. Por seu estado precário, especialmente relacionado ao atendimento.
Existem reclamações sobre a questão dos postos de saúde do município, por não ter médicos qualificados o suficiente para atender toda a população piúmense.
A situação é grave mas 40% dos entrevistados afirmaram que talves um dia haverá solução para o problema da saúde do município de Piúma/ES.

Resposta da população com relação a criminalidade:
As principais reclamações são por falta de policiamento nas ruas e bairros e que as autoridades não se preocupam com a população e por isso não fazem nada a respeito.
65% dos entrevistados afirmaram que não veem solução para a criminalidade em Piúma.

Resposta da população sobre os políticos incopetentes:
Como indica o gráfico, cerca de 72% dos entrevistados afirmaram não ter solução. Menos de 10% acredita que a situação política vai melhorar.
Reclamações são comuns … “Os políticos apenas falam, mas não se interessam por nada, não se interessam por seu povo e nem por sua própria cidade… Deixando tudo de lado, não olhando realmente para os reais problemas que incomodam a todas… deixando de lado aqueles que o ajudaram nas horas em que eles queriam (na eleição)…”CONSIDERAÇÕES FINAIS:Os dois maiores problemas, na percepção da sociedade piumense, são as drogas e os políticos incopetentes. O problema maior está nesse segundo problema, por se tratar de uma situação a qual os intrevistados perderam a esperânça de que pode ser resolvido.Trabalho adaptado por Cristiano Bodart – Professor de Sociologia

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta