Para refletir…

“Não cabe às ONGs brasileiras acabar com ou pretender substituir o Estado, mas colaborar para a sua democratização. Não cabe às ONGs produzir para o conjunto da sociedade os bens e serviços que o mercado não é capaz de produzir, mas propor uma nova forma de produzir e distribuir que supere os limites da lógica do capital”. [ Betinho ]
……………………………………………………………………………
Comentário:
Acredito que Betinho ao pronunciar a presente frase compreendia que o mercado estava induzindo o fortalecimento das ONGs a fim de enfraquecer o Estado. É a ideia do Estado Mínimo.
Para este sociólogo as ONGs não deveriam assumir o papel paternalista, mas colaborar juntamente com o Estado na busca de soluções ótimas.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Sugestão para aula:
Utilizando-se desse pensamento proponha aos alunos um debate em torno da temática: o papel das ONGs e do Estado na contemporâneidade.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

Deixe uma resposta