Imagem e Sociologia: Quem está livre?

Imagem e Sociologia
Você, professor(a), já pensou em iniciar sua aula com uma imagem, sem nenhum texto escrito? Que tal usar apenas a o texto imagético para observar o que os estudantes trazem de conhecimento? Se você identificar os conhecimentos que os estudantes já adquiriram poderá partir deles, tornando o ensino mais significativo e interessante.  imagem e sociologia
Vale reforçar que:
A leitura é o momento crítico da constituição do texto, o momento privilegiado do processo de interação verbal, uma vez que é nele que se desencadeia o processo de significação. No momento em que se realiza o processo da leitura, se configura o espaço da discursividade em que se instaura um modo de significação específico (ORLANDI, 2012, p.49).
É por isso que apresentamos uma dica de como iniciar uma aula a partir de um texto imagético, o que contribui para o desenvolvimento da habilidade de leitura desse tipo de discurso. imagem e sociologia
A figura trazida pela revista Veja da Edição 2160 de 14 de abril de 2010 (Jordi Elias/Getty Imagens) é uma boa sugestão para discutir questões como:
  • O que é liberdade em um mundo de impunidade?
  • A busca por segurança.
  • O fracasso do Estado e os produtos(crime, por exemplo) do mercado.
  • O crime e a sociedade do consumo.
Imagem e Sociologia
Ver AQUI um artigo sobre ensino de Sociologia e Fotografia.
Ao aprender ler as imagens, desenvolve-se uma competência importante no mundo moderno: compreender as diferentes mensagens/ discursos.
Ficam as dicas aos professores e professoras.
Boa aula.
Referência e dica de leitura de aprofundamento:
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Leitura. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Saiba mais sobre ensino de sociologia e fotografia AQUI

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta