Conceito de Discriminação

Embora o termo implique apenas por si mesmo a faculdade de fazer distinções, ganhou em sociologia um sentido crítico. Designa as distinções feitas na vida social em detrimento de certos grupos, que são julgadas inaceitáveis pela maioria, porque violam as normas sociais e o princípio da igualdade perante a lei, ao mesmo tempo que certos subgrupos da população as justificam. É o caso dos comportamentos em relação à população negra nos Estados Unidos da América até aos anos 60; assim como das atitudes anti-semitas. Os critérios de discriminação variam segundo as sociedades e segundo as épocas. Na Índia moderna, que legalmente suprimiu o sistema das castas, os antigos intocáveis são discriminados por causa do passado, que continua vivo ao nível dos costumes. Nos Estados Unidos, a discriminação durante longo tempo exercida contra os negros tinha a sua origem na sua antiga condição de escravos.  A discriminação pode fundar-se na raça, na religião, na origem nacional ou na cultura (Simpson, Yinger 1965).
O fato de se ter podido definir a discriminação social como a maneira de tratar desigualmente indivíduos iguais mostra até que ponto se trata de um conceito estreitamente ligado à sociedade moderna, que põe a igualdade no centro dos seus valores: nas sociedades fundadas nas diferenças de estatuto ou de casta, a discriminação é um conceito neutro, descritivo, desprovido da conotação pejorativa que lhe atribuímos nas nossas sociedades.

Fonte: DICIONÁRIO DE SOCIOLOGIA. Sob a direção de RAYMOND BOUDON, PHILIPPE BESNARD, MOHAMED CHERKAOUI e BERNARD-PIERRE LÉCUYER. Tradução de António J. Pinto Ribeiro. PUBLICAÇÕES DOM QUIXOTE. LISBOA. 1990

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

2 Comments

  1. É INCRÍVEL COMO HOJE AINDA EXISTA TANTA DISCRIMINAÇÃO NÃO SÓ NO BRASIL COMO NO MUNDO INTEIRO, ACREDITO QUE SÓ TEREMOS UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA QUANDO ACABARMOS COM QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO.

  2. É INCRÍVEL COMO HOJE AINDA EXISTA TANTA DISCRIMINAÇÃO NÃO SÓ NO BRASIL COMO NO MUNDO INTEIRO, ACREDITO QUE SÓ TEREMOS UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA QUANDO ACABARMOS COM QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO.

Deixe uma resposta