Dica de Música Desordem

Na medida em que as sociedades se organizam em torno de projetos coletivos, as relações de poder tendem a ficarem mais centralizadas, embora o poder não seja exercido também de forma horizontal como destaca Foucault. Os projetos civizatórios modernos consagraram o Estado moderno como grande entidade centralizador e organizador de boa parte das relações sociais. Ir contra o aparato represivos, legítimos e ilegítimos tornou-se um grande desafio.

Pensando nas violências, explorações e opressões vários pensadores dissertaram sobre as resistências que os individuos podem fazer diante dos abusos do Estado. Um grande nome para se pensar esta temática é do norte americano Henry David Thoreau. Ele escreveu um ensasio chamado “desobediência civil” para refletir sobre formas de rebelar-se contra o estado. Grande nome do anarquismo, Thoreau refugiou-se na floresta para sustentar sua coerência crítica em relação a uma sociedade que não respeita as liberdades civis de seus cidadãos.

 

Com essa música é possível discutir a temática “Desobediência Civil”

Desordem

(Sérgio Britto/Marcelo Fromer/Charles Gavin)

Os presos fogem do presídio,

Imagens na televisão

Mais uma briga de torcidas,

Acaba tudo em confusão

A multidão enfurecida,

Queimou os carros da polícia

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta