XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana.

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos, sob a coordenação do Instituto Humanitas Unisinos IHU, conjuntamente com os PPGs de Ciências Sociais, Direito, Educação, Filosofia, Saúde Coletiva, realizará no período de 13 a 16 de setembro de 2010, o XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana.

Este evento, que envolve várias atividades, pretende debater o biopoder e a biopolítica e seus impactos em dimensões sociais, culturais, éticas, legais, econômicas, no mundo do trabalho, dentre outras, buscando encontrar possibilidades de subverter este poder sobre a vida muitas vezes invisível. Deverá proporcionar aos participantes uma análise transdisciplinar dos modos de captura da vida humana pelos dispositivos de poder, discutindo os modos biopolitícos de redução da vida humana à mera “vida nua” e seus impactos em relação não somente ao nível de tecnologia e trabalho, mas também das experiências particulares da sociedade, em diferentes dimensões.
O Simpósio tem perspectiva transdisciplinar e terá a contribuição de especialistas de diversas áreas da pesquisa científica, tais como: Antropologia, Direito, Educação, Filosofia, Letras, Cinema, Psicologia, Sociologia e Teologia, provenientes de todo o Brasil e exterior. Constam no programa as seguintes atividades, com previsão de debate:

•Conferências a cargo de pesquisadores internacionais e nacionais de renome nas suas áreas respectivas.

•Minicursos sobre aspectos específicos do tema geral, ministrados por especialistas.
•Comunicações e pôsteres, previamente selecionados dentre as propostas enviadas por pesquisadores, apresentadas em grupos com temáticas semelhantes.
Salienta-se que este evento também esta sendo oferecido no modo virtual, por meio do Second Life, possibilitando a participação, à distância, aos que se inscreverem nesta modalidade, somente nas conferências que acontecerão no Anfiteatro Pe. Werner.

Durante essa semana e na próxima serão sorteadas credenciais via Twitter (@_ihu) para os seguidores. Basta das RT nos posts com a hashtag #desgovernobiopolitico

Mais informações em:  https://www.unisinos.br/eventos/des_governobiopolitico/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=52

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta