Música sobre Violência

violência é uma das principais problemáticas da maioria das sociedades modernas. Ela se configura de múltiplas formas expressões e além de se diversificar, tem crescido, especialmente em países como o Brasil.

Algumas formas de violência são naturalizadas e até invisibilizadas, outras são consideradas necessárias ou legítimas. Até bem pouco tempo atrás o Brasil não considerava violência as agressões perpetradas contra crianças e mulheres.

Devemos observar diferenças conceituais sobre esse assunto. Violência e sensação de violência.  Não devemos confundir violência com sensação de violência, esta por sua vez está associada à noção de risco e segurança debatido na obra de Giddens “As consequências da modernidade”. A sensação de violência é quase sempre maior que a violência em alguns momentos para que seja tirado proveito financeiro do percurso risco-segurança.

 

Uma sugestão de música para trabalhar com a temática violência é “Violência”. Segue abaixo:

Violência  – Titãs
Composição: Sérgio Britto / Charles Gavin

O movimento começou, o lixo fede nas calçadas.

Todo mundo circulando, as avenidas congestionadas.
O dia terminou, a violência continua.
Todo mundo provocando todo mundo nas ruas.
A violência está em todo lugar.
Não é por causa do álcool,
Nem é por causa das drogas.
A violência é nossa vizinha,
Não é só por culpa sua,
Nem é só por culpa minha.

Clique aqui para acessar a letra na íntegra

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta