Contato social, o que é?

contato social
contato social

Contato social é o tipo de interação que ocorre entre indivíduos em uma sociedade. Pode incluir conversas, trocas de informações, atividades conjuntas e qualquer outra forma de relacionamento entre pessoas.Ele é importante porque permite que as pessoas aprendam uns com os outros, compartilhem ideias e experiências e estabeleçam relacionamentos interpessoais. Além disso, tal contato também pode ajudar a promover a coesão social e a solidariedade entre os indivíduos de uma sociedade.

contato social
Porto Alegre/RS, Set. 2010
Contatos sociais
O homem se humaniza por meio dos contatos sociais, estes se dão de formas variadas e impactuam sobre a formação da personalidade do indivíduo.
Podemos dividir os contatos sociais em basicamente dois tipos:

Contato social Primário – Estes estão relacionados aos contatos de base emocional e pessoal

Primário é aquele que ocorre entre indivíduos que compartilham relações íntimas e estreitas, como amigos e familiares. Essas relações são geralmente mais duradouras e envolventes, e as pessoas que as mantêm costumam ter interesses e valores em comum. O contato social primário é importante porque permite que as pessoas desenvolvam laços fortes e duradouros com outras pessoas, o que pode ajudar a promover a coesão social e a solidariedade.

Contatos social Secundário – Trata-se dos contatos impessoais e formais.

Secundário, por outro lado, é aquele que ocorre entre indivíduos que não compartilham relações íntimas ou estreitas, mas que ainda assim interagem em algum nível. Por exemplo, pessoas que trabalham juntas, que estudam na mesma escola ou que vivem no mesmo bairro podem ter contato secundário. Essas relações são geralmente menos profundas e menos duradouras do que as relações de cujo contário é primário, e as pessoas que as mantêm podem ter interesses e valores diferentes. O contato secundário pode ajudar a promover a coesão social e a solidariedade, mas geralmente em menor grau do que o contato primário.

Em resumo, a principal diferença entre contato primário e secundário é a intensidade e a profundidade das relações que são estabelecidas entre as pessoas. O contato primário envolve relações mais íntimas e duradouras, enquanto o contato social secundário envolve relações mais superficiais e menos duradouras. Ambas as formas de contato social são importantes para o funcionamento saudável de uma sociedade, mas o contato social primário tende a ter um papel mais crucial na promoção da coesão social e da solidariedade.

Notadamente observamos que quanto mais urbano é um lugar, menos contatos primários têm os indivíduos. Estes contatos acabam resumindo-se em contatos com a família (que geralmente é pequena).
Em centros urbanos o número de contatos e as proximidades físicas são significativamente maiores, porém, nem sempre esses são pessoais, afetivos. São geralmentes frios e “distantes”.
Os contatos tendem a ser tão informais que, muitas vezes, chamamos as pessoas pela profissão que possuem e não pelos seus nomes (o carteiro, o porteiro…).
É importante destacar que proximidade física não significa necessariamente proximidade afetiva.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

2 Comments

Deixe uma resposta