Inscrições para concurso temporário de Professor no Espírito Santo

Existem erros que são lamentáveis!
Hoje fui efetivar minhas inscrições para o cargo de professor temporário de Sociologia aqui na rede estadual de educação do Espírito Santo e me deparei com um absurdo: os cursos que são pontoados.
Primeiramente evidencio um erro que tem sido cometido todo ano e eles não tem a coragem (ou talvez competência) de reformular o edital, mudando apenas as datas: aceitam apenas mestrado ou doutorado em educação. Na verdade na hora da apresentação de títulos eles analizam o histórico para ver se está relacionado a disciplina pleiteada. Antes tarde do que nunca! Mas muitos deixam de apresentar esses títulos por não ser seu mestrado ou doutorado em educação. Lamentável.
Outro problema, esse bem maior: Eu me escrevi para lecionar Sociologia. Meus cursos na área de Sociologia não são considerados, exceto 1 que vale apenas 3,0 pontos. Mas a SEDU dá muito mais pontos (6,0) nos cursos de Matemática. Que loucura! Agora eu terei que fazer curso de Matemática para lecionar Sociologia? Se eu fizer o curso de Português terei mais 6 pontos, mas os cursos que realizei me aprofundando no conteúdo que estarei desenvolvendo com meus futuros alunos não valem nada. Apenas 1 deles poderei apresentar. Mas aceitam cerca de 4 cursos de Matemática.

Quem são esses que criaram tais critérios? Esses deveriam estar sentados em uma carteira escolar aprendendo a diferença entre Matemática e Sociologia.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

Deixe uma resposta