Sociologia telecurso: Curso introdutório em vídeo, bem didático

Nesse Sociologia telecurso você vai aprender estudando e entendendo a sociedade por meio de vídeos. A organização e o funcionamento da sociedade e a relação entre as pessoas que nela vivem. Os pensadores que fundaram a Sociologia foram Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. No Brasil os sociólogos Gilberto Freire e Florestan Fernandes se destacam no desenvolvimento do pensamento sociológico e na institucionalização da Sociologia no País. Entenda que a Sociologia não apenas estuda e explica a sociedade, mas é uma ciência que se preocupa também com o social. Ela pode ajudar na formulação de políticas públicas e avaliar os programas sociais e, assim, aperfeiçoar as instituições existentes na nossa sociedade. A Sociologia trata de temas como cultura, cidadania, desigualdade, globalização. Problemas e realidades com os quais todos nós, de uma maneira ou de outra, temos que lidar diariamente.

 

Sobre o Telecurso

O Telecurso é um sistema brasileiro de educação a distância mantido pela Fundação Roberto Marinho e o sistema FIESP. Idealizado e criado pelo jornalista Francisco Calazans Fernandes, o programa é composto pela transmissão televisiva do último ano do ensino fundamental (primeiro ano da faculdade ou educação física) e do ensino médio (segundo ano do ensino médio ou superior) composição. Em casa ou na sala de TV. Também existe um modo profissional na mecânica . O programa foi exibido simultaneamente pela Rede Globo, TV Cultura, TV Brasil e Canal Futura. As emissoras de rádio e televisão Aparecida e Rede Vida também retransmitiram o programa. Atualmente, o programa é veiculado nos sites da TV CulturaEducação, TVT, Canal Futura, Rede Vida, Rede VidaEducação e Telecurso.

 

Mais informações soobre o Sociologia telecurso em http://novotelecurso.blogspot.com 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

2 Comments

  1. Cristiano Bodart

    Muito legal sua disponibilidade de postar conteúdos. Tua Apostila de Sociologia do 1o. Ano está muito interessante e com a editoração bastante caprichosa. Tem mais apostilas disponíveis para o ensino de sociologia?
    Estou redigindo omeu Plano de estudo, começo a lecionar Sociologia nesse ano e estou fazendo a pesquisa dos canais de aprendizagem colaborativa.

    Professo Nota 10!!!
    Agradeço.
    Maria Cecilia (SP)

  2. Maria Cecilia, no momento estou reorganizando as apostilas para o ano de 2011. Vou tirar o que acho que não foi tão interessante e colocar coisas que julgo melhorá-la.
    No momento você pode baixar as três apostilas (na parte inferior do blog), referente as séries de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Deixe uma resposta