Atividade sobre Regiões Brasileiras

Atividade sobre Regiões Brasileiras
Atividade sobre Regiões Brasileiras foi realizada na primeira semana de julho de 2011 ficou marcada na Escola “Filomena Quitiba” com as apresentações dos trabalhos dos alunos dos 2º anos. O trabalho é fruto de uma atividade multidisciplinar envolvendo os professores Angelo Valverde (Geografia), Abner de Paula (Geografia), Leonardo Bourguignon (História) e Cristiano Bodart (Sociologia).

O Brasil é um país enorme e diverso, com uma cultura rica e variada em cada uma de suas regiões. Desde as tradições indígenas até as influências africanas e europeias, o Brasil é um caldeirão de culturas que se misturam e se enriquecem constantemente.

Na região Norte do Brasil, encontramos uma riqueza cultural muito grande, que inclui diversas etnias indígenas e suas tradições. A região é conhecida por suas festas populares, como o Festival de Parintins, que acontece anualmente no estado do Amazonas, onde dois grupos de dançarinos, representando os bois Caprichoso e Garantido, disputam a preferência do público em uma competição que dura três dias.

Na região Nordeste, encontramos uma cultura muito influenciada pelas tradições africanas, que foram trazidas pelos escravos durante o período colonial. O Carnaval é uma festa muito importante na região, especialmente em Salvador, na Bahia, onde blocos afro desfilam pelas ruas da cidade em um espetáculo de cores, música e dança.

No Centro-Oeste, a cultura indígena também é muito presente, especialmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde encontramos diversas tribos que mantêm suas tradições e rituais ancestrais. Além disso, a região é conhecida pelo Pantanal, um dos maiores biomas do mundo, que abriga uma rica fauna e flora e é um importante destino turístico para os amantes da natureza.

Na região Sudeste, encontramos as maiores cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que são verdadeiros centros culturais. O samba é uma das principais expressões culturais da região, e o Carnaval do Rio de Janeiro é considerado um dos maiores eventos do mundo, com suas escolas de samba que desfilam na Marquês de Sapucaí.

No Sul do país, a cultura é influenciada pelos colonizadores europeus, principalmente os italianos e alemães, que trouxeram suas tradições e costumes para a região. A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é conhecida por seu Natal Luz, um evento que acontece todos os anos e reúne milhares de turistas para assistir aos espetáculos de luzes e shows musicais.

Além dessas tradições regionais, o Brasil é um país conhecido por sua culinária diversa e saborosa. Em cada região, encontramos pratos típicos que são verdadeiras delícias para o paladar. No Nordeste, podemos experimentar o acarajé, um bolinho frito de feijão-fradinho recheado com vatapá, caruru e camarão seco. Já na região Sul, podemos saborear um delicioso churrasco gaúcho, com cortes nobres de carne assados na brasa.

No geral, a diversidade cultural das regiões brasileiras é uma das características mais marcantes do país. A mistura de tradições indígenas, africanas e europeias, somada às influências de outras culturas que chegaram ao Brasil ao longo da história, resulta em uma riqueza cultural que é admirada em todo o mundo. É essa

Atividade sobre Regiões Brasileiras
Os alunos buscaram apresentar diversos aspectos geográficos, históricos e culturais de quatro Regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste).

Abaixo algumas fotos dos trabalhos

Atividade sobre Regiões Brasileiras: Passarela que evidenciou o potencial das modelos catarinenses

 

Atividade sobre Regiões Brasileiras: Culinária nordestina

 

Bebidas nordestinas

 

Caracterização de gaúchos

 

Maquete: alguns edifícios de Brasília

 

Comida nordestina

 

Atividade sobre Regiões Brasileiras: Barraca nordestina

 

Dança gaúcha

 

Dança típica do Norte

 

Frevo

 

Região Norte

 

 

Centro-Oeste: diversidade

 

O personagem tipicamente brasileiro: Índia

 

 

Nordeste: a região das festas

 

Dança do Frevo

 

O Planalto

 

Personagem baiano

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

2 Comments

  1. Estou curiosa por saber qual foi a dança típica do Norte.

    A foto passou-me a impressão de uma dança ou ritual indígena (qual?). O fato de não estarem em pares levou-me a essa dedução.

Deixe uma resposta