Etnia Chico de Science – Dica como trabalhar em sala

Etnia Chico de Science

Já ouviu Etnia Chico de Science? A música é uma forma poderosa de expressão cultural e pode ser utilizada em sala de aula como uma ferramenta pedagógica para discutir questões sociais importantes. Uma das temáticas relevantes é a miscigenação, um tema que permeia a história do Brasil e que pode ser abordado de diferentes formas na música.

Para trabalhar uma música sobre miscigenação em sala de aula, é importante escolher uma canção que aborde o tema de forma clara e objetiva, e que tenha uma letra que permita uma discussão mais aprofundada. Algumas sugestões de músicas que tratam da miscigenação no Brasil, além de Etnia Chico de Science , são “Águas de Março” de Tom Jobim, “Oração ao Tempo” de Caetano Veloso, “Sangue Latino” de Secos e Molhados e “O que é, o que é?” de Gonzaguinha.

Ao utilizar a música como recurso pedagógico, é possível explorar a letra da canção para discutir a história da miscigenação no Brasil, os conflitos raciais, a formação da cultura brasileira e a questão da identidade nacional. Além disso, é possível utilizar a música como ponto de partida para atividades de produção textual, debate em grupo e análise de imagens.

Para fundamentar a utilização da música como recurso pedagógico, podemos citar autores como Paulo Freire, que defendia a importância do diálogo e da reflexão crítica na educação, e que acreditava na cultura popular como um instrumento de conscientização e emancipação. Além disso, Antonio Candido, em seu livro “Formação da Literatura Brasileira”, discute a importância da cultura popular na construção da identidade nacional e da literatura brasileira.

Outro autor que pode ser citado é Stuart Hall, que em seus estudos sobre cultura e identidade, defendia a ideia de que a identidade é uma construção social e histórica, que é influenciada por fatores como a etnia, a classe social e o gênero. Dessa forma, a música pode ser utilizada como uma ferramenta para discutir esses temas em sala de aula.

Por fim, é importante destacar a importância da interdisciplinaridade na utilização da música como recurso pedagógico. A música pode ser utilizada em conjunto com outras disciplinas, como história, literatura e sociologia, para uma abordagem mais ampla e completa da temática da miscigenação.

 

Segue a canção Etnia Chico de Science:

 

 

 

Etnia

Chico Science

Somos todos juntos uma miscigenação
E não podemos fugir da nossa etnia
Índios, brancos, negros e mestiços
Nada de errado em seus princípios
O seu e o meu são iguais
Corre nas veias sem parar
Costumes, é folclore é tradição
Capoeira que rasga o chão
Samba que sai da favela acabada
É hip hop na minha embolada
É o povo na arte
É arte no povo
E não o povo na arte
De quem faz arte com o povo
Por de trás de algo que se esconde
Há sempre uma grande mina de conhecimentos
e sentimentos
Não há mistérios em descobrir
O que você tem e o que gosta
Não há mistérios em descobrir
O que você é e o que você faz
Maracatu psicodélico
Capoeira da Pesada
Bumba meu rádio
Berimbau elétrico
Frevo, Samba e Cores
Cores unidas e alegria
Nada de errado em nossa etnia.

A sugestão é trabalhar a temática multiculturalismo. Fica a dica!

 

Referências:

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 2005.

CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira. Martins Fontes, 2019.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. DP&A, 2001.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

3 Comments

  1. Boa dica! Na discussão lembrar que foi pela cultura popular que a maioria dos negros acedeu a consciência negra. Desde 2009 tenho utilizado o texto Multiculturalismo ou de como viver junto da historadora Mary Del Priori.

Deixe uma resposta