IV Seminário Nacional de Ciência Política – Teoria e Metodologia em Debate

Porto Alegre, Rio Grande do Sul – 8, 9 e 10 de novembro de 2011

Em suas três edições anteriores, o Seminário Nacional de Ciência Política promoveu debates focados em temas bastante caros à Ciência Política: o desenvolvimento da democracia, em 2008; a conjuntura política na atualidade da América Latina, em 2009; e a participação e a representação na política brasileira, em 2010.
Neste ano de 2011, a ideia central da organização do evento é, ao contextualizar o atual momento do estudo da Ciência Política no país, promover o debate em duas questões correlatas e cujo desenvolvimento é de extrema importância para aperfeiçoar tanto a análise acadêmica quanto a prática política. Seguindo uma tendência nacional, portanto, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul organiza o IV Seminário Nacional de Ciência Política propondo o debate central acerca das temáticas da Teoria e da Metodologia.
O debate será promovido através da realização de palestras, bem como, e, especialmente, através de seis Grupos de Trabalho (GT’s) e um Fórum que, organizados em torno dos temas mais pujantes das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação, encontram-se estruturados da seguinte forma:
1) GT de Cultura Política e Opinião Pública
2) GT de Elites e Poder Político
3) GT de Instituições Políticas
4) GT de Política Internacional
5) GT de Políticas Públicas
6) GT de Teoria Política e Pensamento Social
7) Fórum de Gênero, Direitos Humanos e Cidadania
Concomitante a essas atividades, será realizado um Fórum destinado aos alunos de Graduação. Ainda, outras atividades paralelas que possam elevar a qualidade do debate proposto deverão ser realizadas. A Comissão Organizadora do evento levará em conta a pertinência e viabilidade destas, anunciando-as em momento oportuno.

Envio de resumos de trabalhos: de 10/09 à 10/10
Abertura das inscrições para ouvintes: 10/10 

Mais informações: 
https://www6.ufrgs.br/sncp/#

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta