Chamada de Trabalhos

A Revista E-Compós é a publicação científica em formato eletrônico com periodicidade quadrimestral da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Convidamos a comunidade acadêmica para submeter trabalhos para suas edições de 2012.
Dando continuidade a nosso processo de internacionalização, aceitaremos submissões de artigos, resenhas e entrevistas em português, inglês, francês e espanhol, que serão publicados em seu idioma original (para a edição de temas livres) ou em versão bilíngue (no caso das edições dedicadas aos dossiês temáticos).
Neste ano, publicaremos três edições, a primeira com temas livres e as demais edições em dossiês temáticos. Aceitaremos:
– artigos inéditos;
– resenhas de livros;
– entrevistas.
Cada uma das submissões será avaliada por dois/duas pareceristas componentes do conselho editorial da revista em sistema de duplo-cego.
As três edições de 2012 têm os seguintes temas e prazos previstos para publicação:
1ª Edição:
Temas livres

Espaço aberto para contemplar toda a diversidade de abordagens teóricas, metodológicas e empíricas do campo da Comunicação.
Data limite para envio de originais: até 15 de janeiro de 2012.
(os textos aprovados serão publicados no idioma original da submissão)
2ª Edição:
Dossiê temático “Música e Som”
Nos últimos anos, observamos um crescente interesse de pesquisadores da área de Comunicação em temáticas relativas à música e ao som. Até há pouco tempo negligenciado por diversas tendências de pesquisa de nossa área, o sentido da audição parece ter ocupado espaço significativo em abordagens sobre artefatos midiáticos, em reflexões sobre regimes de escuta, paisagens sonoras, identidades musicais, classificações mercantis e disputas políticas e ideológicas. Para este dossiê, convidamos pesquisadores de Comunicação e áreas correlatas a submeterem propostas sobre temas como:
– usos e apropriações da música e do som nos produtos midiatizados (fonogramas, espetáculos, videoclipes, filmes, games, programas de televisão, etc.);
– análises socioculturais da circulação de mídias sonoras;
– estética e ética;
– sonoridades e identidades;
– dimensões políticas, empresariais e sócio-culturais da música e do som;
– outras abordagens convergentes.
Data limite para envio de originais: até 30 de março de 2012.
3ª Edição:
Dossiê temático “Teorias e Metodologias da Comunicação”
Questões de teoria e método permanecem sendo uma dimensão crucial para o campo da comunicação. A constituição relativamente recente de nosso campo acadêmico, bem como sua característica de zona de interface e cruzamento com outros campos disciplinares – como a sociologia, psicologia, economia, informática, educação, antropologia e artes, entre outros – tornam necessário o debate sobre a comunicação em termos teóricos e metodológicos. Para este dossiê, a terceira edição de 2012 da E-Compós convida a proposição de submissões sobre aspectos como:
– teoria e epistemologia da comunicação;
– o objeto da comunicação;
– teorização metodológica em comunicação;
– a comunicação e suas muitas interfaces acadêmicas;
– outras abordagens convergentes.
Data limite para envio de originais: até 30 de maio de 2012.
Todas as submissões devem ser encaminhadas através do site da revista, onde estão detalhadas as normas para colaboradores/as:https://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/index
Cordialmente,
Adriana Braga
Felipe Trotta
Comissão Editorial

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta