A DUDH Dica de metodologia para aula de Sociologia

Segue abaixo um artigo de Elisabeth da Fonseca Guimarães, onde esta professora/pesquisadora apresenta parte de sua tese de doutoramento, a qual teve por objetivo central apontar de quais formas é possível trabalhar os conteúdos de Sociologia paralelo a temática Direitos Humanos. Trata-se de uma leitura importante e enriquecedora para aqueles que atuam como docente da referida disciplina, sobre tudo, no Ensino básico.

A DUDH COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NÍVEL MÉDIO
GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca

Cnpq – Universidade de Brasília – Universidade Federal de Uberlândia

 

INTRODUÇÃO 

Este texto cumpre, em parte, o objetivo de apresentar o problema de pesquisa e responder à hipótese central do projeto de pós-doutorado desenvolvido no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, orientado pela Professora Doutora Fernanda Sobral, a quem agradeço pela confiança. O problema da pesquisa, em poucas palavras, indaga “como trabalhar o ensino de Sociologia em consonância com os DH, enquanto conhecimento que perpassa o programa da disciplina em suas diferentes abordagens?” (GUIMARÃES, 2009, p. 5) A hipótese central é de que os direitos humanos ainda não despertaram interesse pedagógico, teórico, conceitual e acadêmico entre estudantes e professores, a ponto de se inserirem como conteúdo programático nesse nível de ensino. Visando atender as normas do VI Seminário e do IV Encontro, em Marília, este texto se propõe a fazer a apresentação panorâmica do universo investigado; o reconhecimento dos conteúdos sociológicos que mais despertaram o interesse dos estudantes do ensino médio, na visão dos entrevistados; o ensaio, ainda que preliminar, da comprovação ou refutação da hipótese que movimentou o trabalho de pesquisa. Entre as inúmeras questões, ainda por resolver, estão o conteúdo programático, os conteúdos interdisciplinares e a elaboração de material didático de Sociologia destinado ao ensino médio. A Declaração Universal dos Direitos Humanos – DUDH – daqui pra frente DUDH – se insere nesta análise como possibilidade concreta de compor o rol dos materiais didáticos, tendo em vista os conteúdos sociológicos apontados pelos professores como de maior interesse dos estudantes.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta