Conceito de Ideologia

Conceito de Ideologia

Discussão preliminar em torno do conceito de Ideologia

Certamente o conceito de ideologia é bastante polêmico devido ao fato de suscitar diversas reflexões e debates. Esse conceito sofreu diversas transformações desde sua origem, ainda na Revolução Francesa, até chegar à contemporaneidade.

.

O conceito de ideologia que quero aqui apresentar vai além do conceito clássico de Karl Marx e Friedrich Engels, a partir do qual ideologias seriam as ideias produzidas pela classe dominante para a manutenção do status quo, ou seja, um instrumento de dominação de classe, eliminado as contradições, sendo ela uma ilusão, isto é, abstração da realidade (CHAUI, 1980).
>
A ideologia a qual Marx e Engels se referem é, por tanto, a ideologia da classe dominante. Para eles (1965, p. 14), “as ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes, isto é, a classe que é a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, sua forma espiritual”. Ao afirmar que o conceito que quero aqui apresentar vai além do conceito maniqueísta é porque retomo as contribuições de Paul Ricouer (1977), o qual parte da ideia desses dois teóricos (Marx e Engels) para apontar novos elementos compreensivos em torno do conceito de ideologia, muito úteis.  Para Ricoeur a ideologia deve ser compreendida em suas três instâncias, sendo elas: i) função geral; ii) função de dominação e; iii) função de deformação.
>
A função geral, para Ricouer (1977), é sua função de mediadora na integração social, na coesão do grupo. A função de dominação está ligada a produção de crenças legitimadoras da dominação. A função deformadora trata-se da concepção marxista, sendo o fenômeno ideológico aquilo que torna a imagem pelo real, o reflexo pelo original, ou seja, a deturpação da realidade a fim de manipular os dominados.
>
>
>
Referências
CHAUI, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980.
>
MARX, Karl; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Trad. W. Dutra e F. Fernandes. Rio de Janeiro: Zahar, 1965.
>
RICOEUR, Paul. Interpretação e Ideologias. Trad. H. Japiassu. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
>
>
>
>

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta