Como apresentar músicas utilizando vídeo em aulas de sociologia

Por Roniel Sampaio Silva
As músicas se constituem recurso consagrado nas aulas de Sociologia. Muitos professores relatam boas experiências e se mostram bem motivados a apresentarem temas utilizando um elemento mais dinâmico e abordando questões mais próximas a realidade do aluno.Muitas canções tratam de assuntos comuns à nossa realidade social, as quais fazem uma releitura de fenômenos que são considerados por muitos como corriqueiros. Além disso, o recurso sonoro desperta o senso criativo dos alunos e algumas vezes cria um vínculo afetivo seja com o tema, a disciplina e até mesmo com o professor.

Na experiência vivida no I Encontro Regional PRODOCÊNCIA do Nordeste tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o professor Nelson Tomazi. Na ocasião o professor, ministrou oficina de como utilizar recursos pedagógicos em sala de aula e apresentou algumas músicas, Tive o prazer de produzir em parceria com ele alguns clipes.
Com base na experiência compartilho algumas dicas com vocês:
  1. O aluno deve sempre ter acesso ao acompanhamento da letra da música. Lembre-se que o elemento em análise é a letra e não apenas a melodia.
  2. Diante da complexidade da reprodução de cópias com letras de música utilize programas de edição de vídeo como o “Windows Movie Maker” para adicionar legendas às músicas.  É um programa simples e intuitivo.
  3. Use poucos elementos visuais na confecção do vídeo. A “poluição visual” pode distrair o aluno fazendo-o perder o foco da letra.
  4. Encerre a aula com uma discussão sobre o tema utilizando a música como fio condutor e estimulando a análise utilizando as visões das teorias sociológicas estudadas.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe uma resposta