Entrevista Pedro Demo – exclusiva para o blog Café com Sociologia

Pedro Demo

 

 

Entramos em contato, por e-mail, com o
professor Dr. Pedro Demo, o qual gentilmente nos concedeu
uma entrevista exclusiva para o blog Café com Sociologia.

 

Café com Sociologia: Professor, o Sr. defende que o educador deve ser um “professor pesquisador”. Isso se aplica ao professor de Ensino Médio? Por quê? Dr. Pedro Demo: Porque “pesquisa” é componente fundamental da aprendizagem em qualquer nível. Entre nós, achamos que pesquisa começa na pós-graduação. Começa na educação infantil, como bem atesta hoje o movimento mundial em torno da “educação científica”.

 

Café com Sociologia: Qual a diferença entre a “pesquisa com princípio científico” e “pesquisa com princípio educativo”?

 

Dr. Pedro Demo: Como princípio científico, volta-se para a produção de conhecimento principalmente. Como princípio educativo para o processo formativo principalmente. Ambas as faces são importantes, dando-se acentuação maior ou menor conforme o contexto.

 

Café com Sociologia: A Educação à Distância no Brasil tem se multiplicado rapidamente nos últimos anos. Como o Sr. encara essa realidade?

 

Dr. Pedro Demo: Veio para ficar, apesar da má fama (em grande parte merecida). O termo “à distância” já é antiquado, porque não é pedagógico. À medida que se instalam “ambientes virtuais de aprendizagem”, falamos de presença física e virtual. A tendência será que presença virtual predomine, sem substituir a física. O desafio é mostrar que em ambientes virtuais de aprendizagem se pode aprender bem.

 

Café com Sociologia: No geral, as Faculdades/Universidades estão preparadas (no aspecto metodológico) para formar um professor pesquisador? Por quê?

 

Dr. Pedro Demo: Não. Não é nossa tradição. Nossa tradição é ibérica: verbosa, falastrona, retórica – sem pesquisa. O que funda um professor não é aula, mas autoria. Na sociedade intensiva de conhecimento, trata-se de “produzir conhecimento próprio”. Apenas transmitir é sinal de subalternidade doentia.

 

Café com Sociologia: É comum professores dizerem que as condições de trabalho, especialmente a relação aluno-professor, estão piorando a cada dia. O Sr. concorda com essa posição? Justifique.

 

Dr. Pedro Demo: Pode ser, seja porque se põem demasiados alunos em sala, seja porque a indisciplina se tornou problema global. Seria, porém, recomendável observar outras faces das más condições de trabalho, como remuneração inadequada, locais impróprios, bem como a aula insuportável.

 

Café com Sociologia: Quais mudanças o Sr. aponta para a melhoria da educação brasileira, especialmente para o ensino de Ciências Humanas no Ensino Médio? Dr. Pedro Demo: Entre os infindos desafios, destaco o da preparação dos professores, porque são eles que trabalham as condições da aprendizagem qualitativa na escola. Em geral estão muito mal preparados, não recebem oportunidades de aprendizagem continuada, não são autores.

 

Café com Sociologia: Como o Sr. ver o ensino de Sociologia na Educação Básica? Essa disciplina deve ter uma metodologia de ensino diferente das demais Ciências humanas (Filosofia, História e Geografia) compostas no currículo? Dr. Pedro Demo: Cada disciplina tem sua história e contexto, mas o desafio da aprendizagem é sempre similar, devendo prevalecer ambientes de pesquisa e elaboração, com duplo objetivo: aprender a produzir conhecimento próprio e aprender a aprender.

 

Café com Sociologia: O Sr. está atualmente envolvido em qual tema de estudo/pesquisa?

 

Dr. Pedro Demo: Estou estudando, há algum tempo, ambientes virtuais de aprendizagem e fazendo algumas experiências locais (escolas de tempo integral, com computador para os alunos).

 

 

Café com Sociologia: O Sr. já publicou algo voltado a metodologia de ensino de Ciências Humanas para o Ensino Médio?

 
Dr. Pedro Demo: Muita coisa, como se pode ver no site – HTTP://pedrodemo.sites.uol.com.br
 
Entrevista concedida via e-mail em 15 de Janeiro de 2011

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta