Nota de repúdio do Café com Sociologia à matéria da Revista Veja relacionada ao historiador Eric Hobsbawm

 

Por Cristiano Bodart

A revista Veja (que demonstra ser míope, para não dizer cega), no dia 04 de Outubro de 2012 publicou em seu site um texto, no mínimo infeliz, a respeito ao historiador falecido em 01 de outubro de 2012, Eric Hobsbawm.

O “textículo” que, covardemente não leva assinatura, apresenta uma lamentável crítica pejorativa ao historiador, partindo de falácias e meias verdades cristalizadas na cabecinha de seus escritores que seguramente nunca leram as obras de Hobsbawm e portanto incapazes de escrever algo melhor do que “aquilo”. Para afirmar que Eric teria sido um “idiota imoral” utilizou-se de uma posição ideológica de direita (nota-se que a crítica está pseudo-fundamentada na ideologia do historiador marxista) para justificar tal adjetivação do estudioso.

Claro que não esperávamos um texto melhor vindo daquela fonte. Apenas gostaríamos de deixar claro que repudiamos tal covardia, escondida por traz de um anonimato míope e marcado por uma visão ideológica-centrista do mundo, incapaz de reconhecer as grandes mentes de nosso século simplesmente por ter sido um, dentre tantos, que colocou por muitas vezes o dedo na ferida desse tipo de revista e posicionamento ideológico.

Certamente muitos de nós apontaremos as geniais contribuições desse estudioso, assim como muitas limitações  explicativas para compreensão de nosso mundo, especialmente do século XIX. Afirmar trata-se de um “idiota imoral” é no mínimo um desvario provocado pela ignorância e pela visão míope ideológica.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta