Revistas em quadrinhos em sala de aula

Você já imaginou utilizar revistas em quadrinhos em aula de sociologia? É exatamente isso que propomos nesse post.

 

Revistas de Super-heróis parece, à primeira vista, algo distante da sala de aula, especialmente nos ensinos dos níveis Médio e Superior.

A proposta deste post é propor trazer para a sala de aula revistas em quadrinhos para utilizar na disciplina de Sociologia.

Embora os estudos sociológicos nesse campo sejam ainda incipientes, é possível levar os alunos a analisarem, sob uma
visão sociológica, os conteúdos existentes nesse tipo de literatura, buscando identificar as ideologias contidas nos discursos e se tais discursos buscam legitimar uma determinada  dominação.
A proposta é a seguinte:
Solicitar aos educandos que leiam previamente dois textos do Sociólogo Nildo Silva Viana, disponíveis em:
 
Se a turma possuir boa compreensão de leitura sugiro que oriente os alunos para que leiam esse texto:
Depois de realizada a leitura dos textos solicite que os educandos tragam revistinhas em quadrinhos de super-heróis (e escolha deles).
Forme grupos de 3 alunos para que possam buscar realizar uma leitura sociológica do super-herói escolhido.
Devem buscar identificar:
Quais as mensagens centrais em tais histórias ou personagens? Tais mensagens sustentam quais “verdades”? A quem interessa essas “verdades”?Feito isso, oriente os alunos a apresentarem a turma suas leituras interpretativas.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta