O uso de palavras cruzadas para fixar conceitos sociológicos

 

Por Roniel Sampaio Silva

 

 

É possível que para os alunos de Ensino Médio a “linguagem sociológica” cause certo estranhamento e as vezes até dificuldade. A fim de tentar contornar um pouco deste problema é importante aplicar metodologias e estratégicas que desafiem o aluno a tentar se familiarizar com  terminologias de maneira autônoma inicialmente e posteriormente com esclarecimento do professor.
Uma dica bem interessante para isso é o uso de Palavras Cruzadas. Ano passado, usei um aplicativo online no qual foi possível criar uma atividade tal qual mostrada aqui em forma de imagem. Para tanto, foi necessário o preenchimento de algumas informações do site. Em poucos minutos eu estava com o recurso pronto. Preparado para para saber como fiz? Então vamos lá:

 
Tutorial
2- Ao final da página tem um grupo de formulários, do lado esquerdo digite o termo ou terminologia, do lado direito digite a descrição ou o conceito relacionado.
3- Preencha quantos cadastros achar necessário.
4- Clique em “Make Puzzle” para agrupar as informações;
5- Selecione “Printable Html”, copie as informações para o word;
6- Pronto, sua atividade está elaborada.
Eis o resultado: clique aqui
PS: Tenha cuidado para que a metodologia não seja apenas mero “passa-tempo”. Na aula seguinte o professor deve explicar os conceitos de forma pormenorizada.
Os números citados em cada descrição correspondem ao intervalo de página que o conceito pode ser encontrado no livro do Tomazi.

 

 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe uma resposta