Dica de Música: Estranhou o que?

 

O Brasil tem ultimamente debatido a questão da sacralização dos espaços por algumas classes dominantes. Gradualmente os grupos excluídos das políticas públicas e de renda têm ocupado espaços os quais antes era possível entrar apenas como coajduvante. A exemplo disso, temos o Ministro Joaquim Barbosa, que de faxineiro de um tribunal judiciário, passou a ser Ministro e Presidente do STF.
O processo de estranhamento e naturalização fazem parte do que aprendemos sobre o que é o mundo. Neste sentido, quando alguém é socializado por uma sociedade racista, soa estranho ver negros ocupando papeis de destaque sendo tais espaços habitualmente ocupados por brancos. A naturalização são duas faces da mesma moeda que cria uma padronização mental de como deve ser o mundo social. Já o estranhamento é quando você não reconhece como esteticamente ou eticamente confortável determinadas coisas alocadas em determinados espaços sociais.
O fato desses gurpos estarem à margem dos espaço, durante muito tempo, naturalizou a ausência e tem causado uma estranheza que é tema dessa música:

 

Estranhou o que?
(Moacyr Luz)

 

preto pega surf, pega praia, preto pega jacaré
preto vê vitrine, olha o magazine, compra se quiser
preto põe sapato, usa pé de pato, porque tem os pés
come sashimi, bebe champangne e também tem rolex
estranhou o que?
preto pode ter o mesmo que você
Para baixar a música: clique com o botao direito nesse link e selecione a opção salvar.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe uma resposta