“Rock and Roll é nosso trabalho” de Érica Ribeiro Magi (Lançamento)

A obra Rock and Roll é nosso trabalho foi lançada. Há algum tempo, o rock era visto como algo que desviava a atenção dos alunos, mas hoje virou objeto de estudos, agora materializado em forma de livro de Érica Ribeiro Magi sobre a Legião Urbana. É evidente que, ao longo desses anos, houve uma institucionalização e um apaziguamento do rock enquanto prática cultural. São inúmeros os músicos de rock que se tornaram “sir”, agraciados pela rainha da Inglaterra com títulos de nobreza. Isso para não mencionar a enorme quantidade de músicos que se transformaram numa espécie de “santos laicos”, compondo parte da mitologia das sociedades contemporâneas, de Jim Morrison a Kurt Cobain, de John Lennon a Raul Seixas – a lista é grande.
Rock and Roll é nosso trabalho
Também precisamos notar que houve uma progressiva abertura nas universidades, em particular nas ciências humanas e sociais, para incluir o rock no rol dos temas “sérios” que mereciam ser estudados. Nos países de língua inglesa, muito do que chamamos atualmente de Estudos Musicais deve-se ao rock.
No Brasil, os estudos sobre música popular, ao menos num primeiro momento, privilegiaram as identidades musicais nacionais, e o rock, aqui, não lutava por reconhecimento acadêmico, por ser música popular, mas contra seu aspecto importado. Para se legitimar enquanto um tema de pesquisa viável na universidade brasileira, o estilo teve que lutar contra seu estrangeirismo. Por sorte, esse quadro também está mudando, e musica e musicalidades antes tidas como “importadas”, não ligadas diretamente ao aspecto da construção da identidade nacional, estão sendo cada vez mais estudadas no Brasil. E este livro é prova disso.
A Doutoranda em Sociologia pela USP lançará livro que trata do Rock brasileiro. A autora analisa o importante papel da banda Legião Urbana, de maneira articulada ao trabalho de jornalistas da grande imprensa e produtores musicais, na consolidação comercial e cultural do Rock no Brasil na década de 1980.

Lançamento do Livro
Local: Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista, 509). São Paulo/SP.
Data: 26 de Junho (Quarta-Feira)

O Livro “Rock and Roll é nosso trabalho” pode ser adquirido aqui

 
Sobre a autora: Érica Ribeiro Magi fez Ciência Sociais na Universidade Estadual Paulista, em Marília, onde também concluiu seu mestrado em Sociologia da Cultura. Atualmente, cursa o doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo, onde continua suas pesquisas sobre rock brasileiro e indústria cultural na década de 1980.Contato com a autora: erica_magi@yahoo.com.br
Currículo Lattes da autora Aqui

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

2 Comments

  1. Que bacana….as letras da banda são muito politizadas e tem muita poesia tb..Renato Russo, pra mim, está no hall dos grandes poetas brasileiros….com direito a revolta do rock…

  2. Adorei!

    Pena que nas faculdades de História do RS este tema é visto com muito preconceito ainda. Sou formado em História, toco numa banda de Rock and roll e gosto muito do Rock nacional de protesto, tipi Legião, Ultraje, Barão, Raul, Camisa etc…

Deixe uma resposta