Música Classe Média – MAX Gonzaga

Para uso em sala de aula, indicamos o vídeo sem o clipe, apenas com a letra. O clipe. pode retirar a atenção do educando na letra da música. O vídeo só com a letra disponibilizamos  aqui . Depois de analisado a música, recomendamos repassar o vídeo, agora na versão com o clipe.

Segue um trecho letra:

Classe Média
(Max Gonzaga)
Composição: Max Gonzaga

Sou classe média
Papagaio de todo telejornal
Eu acredito
Na imparcialidade da revista semanal
Sou classe média
Compro roupa e gasolina no cartão
Odeio “coletivos”
E vou de carro que comprei a prestação
Para letra na íntegra clique aqui

BREVE COMENTÁRIO

Nessa música é possível identificar uma crítica ao comportamento da classe média quanto sua imparcialidade dos problemas que afetam a classe social de baixo status. É igualmente possível observar uma crítica à relação entre classe média e a  mídia.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

9 Comments

  1. Max foi muito feliz em sua interpretação , musica com coteudo e musicalidade de primeirisima parabens por sua leitura de nossa sociedade alienada pela midia em todas as suas formas
    Obrigado

  2. O vídeo expressa perfeitamente o que o classe C (Classe media) em sua maioria faz eles estão tão alienados pela mídia que pensam que podem gastar ate o dinheiro que não tem para manter o padrão de vida que a mídia diz que eles tem que ter , tem um trecho na musica muito interessante que diz
    “Se o traficante é quem manda na favela
    Eu não “to nem aqui”
    Se morre gente ou tem enchente em Itaquera
    Eu quero é que se exploda a periferia toda
    Mas fico indignado com estado quando sou incomodado
    Pelo pedinte esfomeado que me estende a mão”
    Que expressa muito bem a triste realidade brasileira .

  3. Essa letra é genial. Costumo usá-la para trabalhar o conceito de classe, a ideia de classe média, senso comum e cultura de massa.
    Costuma funcionar com alunos do Ensino Médio.

    Ótima dica!

  4. A letra é fantástica e tem um ritmo agradabilíssimo.Estou produzindo um projeto na educação com o título"O Poder das letras nas Músicas" e essa música é uma das elencadas. Já ouvi e reli várias vezes e cada vez surpreendo-me com a criatividade e inteligência do compositor. Parabéns, Max Gonzaga!!

Deixe uma resposta