O contrabandista de ideias – Crônica Roniel Sampaio

O contrabandista de ideias
Será se você também é um contrabandista de ideias? Contrabandista é aquele sujeito que pratica o contrabando, que leva ou traz algo de um jeito que incomoda as autoridades. Como professor, em muitos momentos eu me sinto um contrabandista na educação.
Origens do termo contrabandista

O termo “contrabandista” tem origem no século XVI, na Espanha. Na época, a palavra “contrabando” era utilizada para descrever a ação de transportar mercadorias ilegalmente através das fronteiras do país. Com o tempo, o termo evoluiu para “contrabandista”, que passou a designar aqueles que se dedicavam a essa atividade ilícita.

No Brasil, o contrabando foi bastante comum durante o período colonial, quando as mercadorias eram transportadas ilegalmente pelos rios e fronteiras com a Espanha e Portugal. Com o passar dos anos, o contrabando se tornou uma atividade ainda mais sofisticada e perigosa, envolvendo a circulação de drogas, armas e outros produtos ilegais pelo mundo todo.

Contrabandista de ideias 
No ritual da docência, as vezes contrabandeio ideias da França, Alemanha, Itália e EUA. Umas ideias meio mirabolantes, que vem clandestinamente ameaçar as autoridade do status quo. Nas  tralhas do contrabando: democracia, solidariedade, cultura, socialização, soberania popular e revolução.
Não muito incomum, sou contrabandista dentro de meu próprio país, até contrabandeio ideias nacionais de umas fontes meio que ilegais, dos fornecedores mais suspeitos: Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre Raymundo Faoro, Roberto da Matta e Celso Furtado.
Como um bom contrabandista,  não apenas trago como levo. Levo angústias e alegrias e trafico esperanças de que um dia essa sociedade melhore.
Observando a palavra, me pergunto se essa não seria a junção de contra+bando. Se assim fosse, isso não seria divulgado! Mas sendo ou não, me sinto como se estivesse indo contra o “bando” que domina nosso país, como se estivesse por vezes nadando contra correnteza. Ao que pareço luto silenciosamente contra um bando inteiro, ou seriam quadrilhas?
Contrabandista esquisitos somos de levar tantas esperanças e trazer tantas angústias. Esse é meu ofício, contrabandista da esperança.
E você, é um contrabandista de ideias também?
Por Roniel Sampaio Silva

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

3 Comments

  1. Me identifiquei com cada palavra. Senti a sua angústia, alegria, esperança…. a luta contra o status quo é de uma minoria; Mas é preciso perseverar. O projeto de do reino de Deus para a nossa sociedade: justiça, igualdade, solidariedade… sigamos em frente na luta contra-bandista…

Deixe uma resposta