Diálogo: A “pedra fundamental” para construir a sólida democracia

Diálogo como Pedra fundamental do processo democrático

Por Roniel Sampaio Silva

Diálogo é a base da democracia. A palavra democracia, no contexto moderno, está sempre em voga. Ela está associada a um imaginário social tão positivo que dificilmente você vai encontrar uma pessoa que diga abertamente “sou contra a democracia”. Todavia, se é algo tão bom assim e todos concordam ela, por que é tão difícil de implementá-la?

Inicialmente, é necessário debruçar-se sobre o conceito de democracia. Inicialmente podemos conceituá-la genericamente como: “ Tradição política que pauta-se na soberania popular exercida por efetiva participação social confrontadas por argumentos racionais”. Assim sendo, confronto é sinônimo de democracia? Não necessariamente, porque democracia é sobretudo diálogo. Mesmo com toda essa complexidade conceitual sem essa simples palavra, não há base sólida para democracia.Diálogo

Antes de pensar a nível das instituições, vamos pensar no plano das microrrelações. Você e seu colega, por exemplo, são políticos independentemente de terem cargo político ou não. Obviamente vão divergir em algum momento porque têm diferentes interesses e opiniões, e isso pode levar a um confronto político.

Há duas maneiras de resolver tal confronto: 1- pelo conflito pessoal; 2- pelo diálogo consensual. Pelo conflito pessoal as ideias vão ficar num plano secundário e a discussão vai partir para difamação pessoal, as vezes de maneira indireta na forma de “fuxico” e de “fococa”. Além disso, o problema não será resolvido e as tensões serão aumentadas. Pelo diálogo racional consensual, a crítica vai ser direcionada no plano das ideias com argumentações lógico-racionais até que se chegue num encaminhamento prático. Pode até haver confronto, mas das ideias e não das pessoas. Entretanto, esse confronto, para ser democrático, deve ser mediado obrigatoriamente e fundamentalmente através do diálogo racional, que através do qual levará a uma contribuição, seja uma solução ou um aprendizado. Atire a primeira pedra quem nunca se deixou levar pelo primeiro exemplo, o que é um descaminho que nos afasta da democracia. Porém, a mesma mão que ora apedrejou ao outro pode, juntamente com o outro, fomentar a pedra fundamental do diálogo.

Democracia exige diálogo, diálogo exige maturidade, esta por sua vez, exige racionalidade. Portanto, já dialogou com as pessoas ao seu redor? Discorda das opiniões, das administrações e das posturas políticas no nosso país? Já procurou as pessoas responsáveis para dialogar para através disso chegar a um encaminhamento? Se sua opção for o conflito pessoal, na democracia isso te faz um dos principal prejudicado. Se não direcionarmos buscarmos a pedra fundamental da democracia, toda a estrutura ficará comprometida e os todos escombros cairão sobre nós.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

1 Comment

  1. Seu blog é encantador, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário. Abraço fraterno.António.
    António.

Deixe uma resposta