/

Valores: Enquanto uns têm preços, outros têm valor

valores
Valores são crenças e princípios fundamentais que orientam as ações e escolhas das pessoas. São bússulas que guiam nossas ações. Eles representam o que é importante para cada indivíduo, família, organização ou sociedade, e podem variar de acordo com a cultura, educação, experiências e circunstâncias de vida de cada um.Os valores são adquiridos ao longo da vida, desde a infância até a idade adulta, e são influenciados por diversos fatores, como a família, amigos, escola, religião, mídia, entre outros. Eles são a base da ética, da moral e da conduta social, e são essenciais para uma convivência harmoniosa e justa entre as pessoas.

Por Cristiano das Neves Bodart
 
Preço e valor são coisas completamente diferentes, muito embora alguns as tenham erroneamente por sinônimo. Isso vale tanto para o mundo dos negócios, quanto para as demais relações sociais. O problema maior dessa confusão é quando o que está em questão são pessoas.
 
Nos negócios, o preço está relacionado a dinheiro, enquanto que valor está relacionado aos benefícios agregados ao produto, tais como sentimento de pertencimento, utilidade e sentimento a ele relacionado (possui valor agregado). Quando estamos falando de pessoas, notamos que o sentido é semelhante, porém sua confusão é mais danosa.
 
Preço é quanto vale, em dinheiro, o produto, objeto ou até mesmo uma pessoa. Este está relacionado as suas características próprias, sem nenhum outro agregado. Já o valor não é definido pelas características próprias do produto, objeto ou pessoa, mas pelo que ele agrega.
 
As pessoas têm seus valores definidos a partir do que agregam ao longo de suas vidas. Seus valores dependem da educação, dos tipos de relações sociais vivenciadas. O homem nem nasce mau, como atestava Hobbes, nem mesmo bom, como aferia Rousseau; apenas nasce homem… sem valores, apenas com preço de homem.
 
Enquanto uns apenas têm preços, outros têm valores. O caráter destes últimos não está à venda e não pode ser mensurado por meio de “preço”, seja ele pago em dinheiro, com fama ou com poder. O seu valor não está em si, mas no que agregou ao longo da vida. Por outro lado, enquanto uns tem valores, outros têm apenas preços. Alguns destes etiquetados, aguardando um comprador; expostos em vitrines, muitas vezes em promoção. Vendem-se, trocam-se sem nenhum valor agregado. Na verdade, vende-se por preços que nem mesmo valem. Quem compra, logo percebe que uns valem muito menos que 30 moedas de prata.
 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

5 Comments

  1. Gostei. Na sociedade, a construção pessoal é exclusivamente advinda do meio onde vive-se. O indivíduo é formalizado segundo suas ações e aprendizados no decorrer da vida. Sejam aspectos educacionais, políticos, econômicos e culturais, o cidadão realiza seus feitos conforme seus entendimento de mundo.

Deixe uma resposta