/

O que é Anomia?

anomia
anomia

Anomia é um termo utilizado por Émile Durkheim para descrever a falta de normas ou de regulamentação social em uma sociedade. Segundo Durkheim, a anomia pode ocorrer em situações em que há uma quebra nas normas e valores tradicionais que guiam o comportamento humano, o que pode levar a uma sensação de desconforto e incerteza. A anomia também pode ser gerada por mudanças rápidas nas condições sociais, econômicas ou políticas de uma sociedade, que podem deixar as pessoas sem saber como se comportar e o que é esperado delas. Durkheim argumentou que a anomia pode levar a comportamentos anti-sociais e a uma diminuição da solidariedade social.

Por Cristiano das Neves Bodart
.
[Assista a explicação desse conceito em vídeo AQUI]
.
.
O conceito de anomia foi, na Sociologia, cunhado por Émile Durkheim nas obras “Da Divisão Social do Trabalho” (1893) e “Suicídio” (1897) e depois utilizado na obra “A Educação Moral” (1902), onde abordou o papel da moral no combate ao estado anômico. Para esse sociólogo, a anomia é uma situação social produzida pelo enfraquecimento dos vínculos sociais e pela perda da capacidade da sociedade regular o comportamento dos indivíduos, gerando, por exemplo, fenômenos sociais como o suicídio. Trata-se de uma ausência de um “corpo de normas sociais” capaz de regular o convívio social marcado pelasolidariedade.
.
.
Para Durkheim a anomia é uma etapa temporária, produto das rápidas transformações sociais, perda da fé (em seu sentido mais amplo) e das tradições. Essa etapa, para ele, é superada a partir do momento que grupos de interesses determinam novas regras a fim de regulamentar o que encontra-se “desajustado” na sociedade, assim como afirmar novas tradições ou refortalecer as já estabelecidas. Nesse sentido, anomia seria um mal crônico das sociedades modernas, marcada pelas rápidas transformações sociais, as quais levam a situações de desajustes sociais causadas pela crise (ou ausência) de uma forte consciência coletiva”.
.
.
No contexto de uma situação anômica, os limites sociais se encontram frágeis ou não existem, não estando claro o que é justo ou injusto, legítimo ou ilegítimo; perde assim, os indivíduos, as referências sociais. Essa situação gera um sentimento de frustração e mal-estar, parecendo que não existem normas e imperar o “tudo pode”.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

6 Comments

  1. Acredito que a situação econômica em que os desempregados têm se deparado está levando as pessoas a agir inconscientemente ou de forma doentia.

  2. Olá, professor. Você acredita que o terrorismo, ou melhor, a violência perpetrada pelo Estado Islâmico se configura como um tipo de anomia aos moldes de Durkheim? De que forma?
    Obrigada.

  3. Olá, professor. Você acredita que o terrorismo, ou melhor, a violência perpetrada pelo Estado Islâmico se configura como um tipo de anomia aos moldes de Durkheim? De que forma?
    Obrigada.

  4. A anomia é um estado de falta de objetivos e regras e de perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno

Deixe uma resposta