Os temas que você tanto critica foram cobrados no ENEM?

Por Roniel Sampaio SIlva

O Exame Nacional do Ensino Médio está sendo criticado por trazer à tona teorias e conceitos polêmicos. Há nas redes sociais reclamação generalizada sobre uma suposta abordagem tendenciosa da prova.

As reclamações de que as questões tinham tendência ideológica, política ou epistemológica são desnecessárias. O exame procura avaliar se o candidato sabe do assunto e não se ele concorda com o conceito ou teoria. É ingenuidade pensar que uma prova realizada em dois dias vai modificar ideias consolidadas de mundo. 

Se o candidato critica tanto um ponto de vista teórico, o mínimo que ele deve fazer é conhecê-lo em profundidade para lançar sua crítica. Se caíram assuntos que ele tanto critica, acabou sendo uma tremenda sorte. Afinal é de se esperar que os críticos conheçam bem os conteúdos os quais tanto criticam.

ronielsampaio@gmail.com

Graduado em Ciências Sociais pela UFPI, mestre em Educação pela UNIR e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

View more articles Subscribe
Leave a response comment3 Responses
  1. Cinelli
    outubro 25, 16:19 Cinelli

    Texto claro, simples e oportuno (como todos deveriam tentar ser).

    reply Reply this comment
  2. Cinelli
    outubro 25, 16:19 Cinelli

    Texto claro, simples e oportuno (como todos deveriam tentar ser).

    reply Reply this comment
  3. DidaticaPlena
    outubro 28, 11:58 DidaticaPlena

    Adorei o comentário. Simples e direto. Concordo plenamente. Parabéns!

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: