“Explicar” é diferente de “Justificar”

 Diferença entre explicar e justificar

Por Roniel Sampaio Silva

Há uma série de equívocos relacionados às análises de intelectuais. Quando um modelo explicativo teórico é popularizado, há um risco da informação ser recepcionada de maneira diferente da pretendida, causando uma série de problemas de natureza compreensiva. Irei comentar brevemente a mais recorrente delas: Diferença entre explicar e justificar.

Quantas vezes ouvimos a população proferir o jargão que intelectuais defendem bandido ou ainda que estes tentam justificar ações ilícitas? Este problema é recorrente e comum porque boa parte da população – por desinformação ou má fé – distorcem as análises de intelectuais a fim de descredibilizá-los moralmente. A principal confusão está conceito de explicar e o de justificar.

O papel do sociólogo é o de explicar os fenômenos sociais e não julgá-los com base em suas convicções morais, e isso é praticamente um consenso entre esses intelectuais. Para Émile Durkheim, por exemplo, o sociólogo deve tratar os fatos sociais como “coisas”, de modo a distanciar-se do seu objeto. Já Weber aponta que o papel do sociólogo é construir modelos explicativos por meio de tipos ideais para compreender a realidade social, suas preferências morais devem aparecer como motivadores da escolha do tema, porém deve ser controlados pelos instrumentos metodológicos a fim de preservar a validade científica da análise.

Portanto, a título de exemplo, quando um sociólogo atribui a relação entre desigualdade social  e violência, não é de intenção da sociologia isentar a responsabilidade de um praticante de um ato ilícito. A intenção é avaliar a relação entre os fenômenos sociais e descrever como tais fenômenos influenciam determinada população a comportar-se predominantemente “desta” ou “daquela” maneira. De forma alguma isso faz com que um criminoso tenha suas ações relevadas.

Referências:
ÉMILE, DURKHEIM. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2004.
DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das ciências humanas–Tomo 1: Positivismo e Hermenêutica–Durkheim e Weber. São Paulo: Loyola, v. 1, 2004.

 

Como citar esse texto:
 SILVA, Roniel Sampaio. Explicar é diferente de justificar. Blog Café com Sociologia. 2015. Disponível em: <linkaqui>;. Acessado em: dia mês ano.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

1 Comment

Deixe uma resposta