Cinco técnicas de Ensino que o professor deve saber!!





Educação , como quase todas as outras áreas da nossa sociedade tem evoluído a passos largos nos últimos anos. As técnicas de ensino tradicionais, baseadas no processo em que o professor explica e os alunos tomam notas, estão defazadas. O processo de educação hoje em dia gira em torno de incentivar os alunos a despertar a sua curiosidade e o desejo de aprender. Seguindo essa tendência , surgiram novas técnicas de ensino e todas aliadas ao uso das novas tecnologias.

5 Técnicas de Ensino inovadoras:
técnicas de ensino1 . Sala de Aula Invertida: Esta técnica envolve basicamente ensinar os alunos a estudar e preparar-se para a aula, antes da aula. Dessa forma, a aula torna-se muito mais dinâmica e é possível criar um ambiente para o aprofundamento de conteúdos específicos. Como os alunos vêm de casa com conhecimento prévio da matéria, em sala de aula o professor pode aprofundar o conteúdo repsondendo perguntas e criando dinâmicas para despertar a particpação dos alunos em sala.
O conceito de “sala de aula invertida” combina bem com as ferramentas de GoConqr. Com GoConqr todos podem criar e compartilhar recursos com um grupo, permitindo que os alunos tenham mais controle de sua aprendizagem, tornem mais pró-ativos e partipativos em sala.
técnicas de ensino2. Design Thinking: Esta é uma técnica de ensino baseada na utilização de casos reais que são solucionados por meio de um grupo de análise, brainstorming, inovação e ideias criativas. Esse método  prepara os alunos para o mundo real e desperta sua curiosidade, capacidade analítica e criatividade. Esta técnica é frequentemente usada em MBAs ou mestrado para analisar casos reais vividos por empresas no passado.
técnicas de ensino3. Auto-aprendizagem: A curiosidade é o principal motor da aprendizagem. Para evitar a decoreba, ou a memorização de conteúdo ants das provas – que são esquecidos em seguida – a chave é fazer com que os alunos se concentrem na área que lhes interessa para explorar e aprender mais e melhor sobre ele.
Para melhor aplicar esta técnica de ensino, os Mapas Mentais são o perfeito ponto de partida. Com eles, o professor pode iniciar um processo de pensamento, digitar uma palavra no tópico central de um mapa ou propor um tema e deixar os alunos desenvolverem suas próprias ideias a partir dele. Por exemplo, se o foco é o corpo humano, alguns podem criar mapas mentais sobre Sistemas, outros sobre ossos ou doenças que afetam o corpo humano. Mais tarde, os alunos serão avaliados de acordo com os mapas mentais que criaram e podem colaborar uns com os outros a melhorar sua aprendizagem sobre a disciplina.
técnicas de ensino4. Jogos: Aprendendo através da utilização de jogos é um método que já foi explorado por alguns professores, principalmente no ensino fundamental e pré-escolar. Usando jogos, os alunos aprendem sem perceber. O fato é que, aprender através da brincadeira é uma técnica de aprendizagem que pode ser eficaz em qualquer idade, sendo também útil para manter o aluno motivado. Os Flashcards são funcionais nesse processo. Com eles, é possível criar jogos de memória e de conhecimento,para manter a turma engajada e interessada: de um lado da carta a imagem, palavra-chave ou conceito. No verso, a definição, significado, resultado e etc.
técnicas de ensino5. Mídias Sociais: Rede soacia agora também é local de aprendizado, seja por meio de grupos ou do compartilhamento de informação e dicas. Um bom exemplo é a iniciativa realizada pela Escola de Idiomas ” Red Ballon”, que incentivou os alunos a rever os tweets de seus artistas favoritos e erros gramaticais que cometeram, para melhorar a sua aprendizagem do Inglês. Nos Grupos de Estudos de GoConqr é possível trocar ideias, criar pesquisas, compartilhar Mapas Mentais, Flashcards, anotações, Simulados e Slides. E o professor ainda tem acesso á pontução de cada aluno nos Simulados relaizados.
Gostou? Conmpartilhe com seu colegas! E divida conosco suas sugest’oes. Se ainda não faz parte de nossa comunidade de aprendizagem, cadastre-se gratuitamente aqui.
Fonte: www.examtime.com

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe uma resposta