Sociologia da Educação: Avaliação cultura e identidade.

AVALIAÇÃO CULTURA E IDENTIDADE

Leia o trecho a seguir e responda as questões abaixo:

No final do século XVIII e no princípio do seguinte, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra  francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês Culture, que “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral ,leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. Com esta definição Tylor abrangia em uma só palavra todas as possibilidades de realização humana, além de marcar fortemente o caráter de aprendizado da cultura em oposição à idéia de aquisição inata, transmitida por mecanismos biológicos.

DE BARROS LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. Zahar, 2001. p.28.

1- Com base no texto de Geertz (GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de Cultura sobre o conceito de Homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.), qual a importância da cultura para a espécie humana? Como se deu gradualmente a relação entre cultura e instinto? (2,0)

2- Também com base no texto de Geertz, conceitue socialização e explique os mecanismos ou estratégias usados para socializar o indivíduo. (2,0)

3- Qual a diferença entre etnocentrismo e relativismo cultural? Explique como esses dois conceitos podem interferir no sentimento de estranhamento ou familiaridade de cada grupo social. (2,0)

4- Com base na obra “Identidade e diferença” de Tomaz Tadeu Silva, qual a relação entre identidade e diferença? Como a repetição e as hierarquias de poder interferem nesse processo? (2,0)

5- Explique a importância do estudo do multiculturalismo para prática docente.(2,0)

Boa prova!