Programa Pluriverso – Educação e Universidade Pública

Sinopse do 4° programa – Educação e Universidade Pública

 

universidade pública

A educação pública está em cheque na atual conjuntura política do país, o tema cada vez mais vem sendo debatido na sociedade e nas nossas instituições. E dentro desse contexto, o Pluriverso traz essa discussão. O programa contou com a presença do professor Sérgio Barcellos, que tratou sobre o papel das nossas universidades públicas e o seu significado, assim como o atual desenvolvimento do conhecimento que vem sendo gerado dentro dessas instituições. O programa também aborda o papel das extensões universitárias, e a chamada indissociabilidade de pesquisa, ensino e extensão. Além disso, também foi tratado sobre os graves ataques e os desmontes das universidades e  institutos federais de todo o país, que estão passando por cortes de verbas, o que também nos leva a pensar sobre a universidade pública como local de disputa de grupos de interesses.

Uma educação pública universal e de qualidade é essencial para um povo que queira buscar soluções a médio e longo prazo dos seus problemas sociais. Compreender que educação não é um gasto e sim investimento é um bom ponto de partida para mudar a visão deste assunto e dar um novo rumo ao nosso país.

 

 

Então acompanhe o Programa Pluriverso curtindo nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/programapluriverso/) e participe enviando perguntas, críticas e sugestões de temas!

 

Equipe do Programa Pluriverso

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe uma resposta