/

Pluriverso Sinopse do 3° programa Movimentos Sociais

Programa Movimentos Sociais

As diversas mudanças que a sociedade vem passando. O Pluriverso traz como tema do programa movimentos sociais de hoje, discute sobre as características dos movimentos sociais, as diferenças entre movimentos sociais e os partidos políticos, além de fazer uma reflexão sobre os movimentos sociais contemporâneos e como eles estão presentes no nosso cotidiano. Além dessa importante discussão sobre os movimentos sociais, o Programa teve música para refletirmos sobre o tema e dica de filme/documentário sobre o assunto. O Programa teve como convidado o Professor Ricardo Severo da FURG, a estudante secundarista Ana Clara Oliveira, e contou com a participação do Professor Sérgio Botton Barcellos.

movimento social

 

Qual a diferença entre um movimento social e um partido político? Muitas pessoas acham que fazer política é participar de partido ou se engajar em eleição,o que, inclusive, infelizmente acaba gerando aversão ao próprio partido ou próprio na própria política. Isso é um erro então enquanto movimento social é essencialmente político e o que que diferencia dos partidos?

O movimento social pode vir a se tornar um partido, não necessariamente acontece. Aconteceu com o nazismo. O nazismo ele era um movimento social em princípio que veio a se tornar um partido a posteriori. Movimentos sociais não têm necessariamente uma organização formal.  A “Ana Clara da escola X” ela fez uma organização para defender a escola, então ela tem que ter o CNPJ da organização? Não precisa. Para reivindicar basta que se tenha uma para que ela se dirija ao estado em favor de uma demanda.

Então acompanhe o programa, curta nossa página no Facebook e nos ajude a construir o Pluriverso!

Equipe do Programa Pluriverso

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe uma resposta