Frase: Betinho

“Não cabe às ONGs brasileiras acabar com ou pretender substituir o Estado, mas colaborar para a sua democratização. Não cabe às ONGs produzir para o conjunto da sociedade os bens e serviços que o mercado não é capaz de produzir, mas propor uma nova forma de produzir e distribuir que supere os limites da lógica do capital.” (Betinho)

O sociólogo brasileiro Herbert José de Sousa, mais conhecido como “Betinho”, teve contato com o crime e a morte desde que nasceu, em 1935, por acompanhar o pai em seus trabalhos em penitenciárias e funerárias. Portador de hemofilia, mais tarde contraiu tuberculose na infância. Seu maior legado é a Ação da Cidadania contra a Miséria e Pela Vida, projeto responsável pelo Fome Zero. Escreveu diversas obras, especialmente relacionadas a exclusão social e cidadania.
Breve comentário:
As ONGs no período militar brasileiro eram categóricamente contra a ditadura. Havia um ideal: democratizar o país. Após a democratização, estas foram se aproximando do Estado, o qual, aos poucos, foi retirando de si as “suas” obrigações sociais e lançando sobre suas costas. Não cabe as ONGs fazer o papel do Estado, e sim colaborar para que este exerça com maior eficiência seu papel.
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: