Frase: Betinho

“Não cabe às ONGs brasileiras acabar com ou pretender substituir o Estado, mas colaborar para a sua democratização. Não cabe às ONGs produzir para o conjunto da sociedade os bens e serviços que o mercado não é capaz de produzir, mas propor uma nova forma de produzir e distribuir que supere os limites da lógica do capital.” (Betinho)

O sociólogo brasileiro Herbert José de Sousa, mais conhecido como “Betinho”, teve contato com o crime e a morte desde que nasceu, em 1935, por acompanhar o pai em seus trabalhos em penitenciárias e funerárias. Portador de hemofilia, mais tarde contraiu tuberculose na infância. Seu maior legado é a Ação da Cidadania contra a Miséria e Pela Vida, projeto responsável pelo Fome Zero. Escreveu diversas obras, especialmente relacionadas a exclusão social e cidadania.
Breve comentário:
As ONGs no período militar brasileiro eram categóricamente contra a ditadura. Havia um ideal: democratizar o país. Após a democratização, estas foram se aproximando do Estado, o qual, aos poucos, foi retirando de si as “suas” obrigações sociais e lançando sobre suas costas. Não cabe as ONGs fazer o papel do Estado, e sim colaborar para que este exerça com maior eficiência seu papel.
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e docente do Centro de Educação dessa mesma instituição de ensino. Fundador e editor do Blog Café com Sociologia. Pesquisa as temática "movimentos sociais" e "ensino de Sociologia".

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: