Conceito de Desenvolvimento: Crítica a noção etnocêntrica ocidental

Conceito de Desenvolvimento
O conceito de “desenvolvimento” é sem dúvida o mais polêmico dos conceitos. A noção de desenvolvimento que tem predominado na atualidade é o conceito ocidental de “desenvolvimento”. Uma imposição ideológica marcada por uma visão capitalista, onde o urbano e o industrial e o moderno são sinônimos, estando impregnado de valores específicos e de interesse dos detentores do capital.
Contemplamos no termo em análise um processo de ocidentalização que acabou implantando a ideia hegemônica – do capitalismo. A ideia de periferia é fruto dessa imposição ideológica.
A criação do ideal de “desenvolvimento”, nos moldes capitalistas, ganhou o mundo, especialmente entre as décadas de 50 e 80, inclusive no Brasil. No Brasil a política desenvolvimentista é a maior evidencia de tal ideal.
Para Latouche (1996) o Ocidente colocou a Progresso (para o capitalismo sinônimo de desenvolvimento) como pedra angular da modernidade, as nações viram-se mergulhadas em atraso. Desta forma, o desenvolvimento criou a noção de subdesenvolvimento, obrigando a todos a seguir os passos do “desenvolvimento”, nos moldes capitalista, é claro.

Desenvolvimento sustentável

Este é o slogan do desenvolvimento sustentável. Isso é equivalente a TINA, No Other Choice de Margaret Thatcher, o que significa que o liberalismo econômico não tem outra escolha. Criminosos de colarinho branco inventaram o desenvolvimento sustentável, incluindo o milionário suíço Stephan Schmidheiny (Stephan Schmidheiny), que fundou o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, que é o lobby industrial da maior empresa poluidora, e foi acusado de Matar milhares de trabalhadores de amianto na fábrica .
Ele também era seu amigo Maurice Frederick Strong (Maurice Frederick Strong), um empresário de destaque nos setores de mineração e petróleo, e extraordinariamente secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na Rio 92 após 20 anos. a Cúpula da Terra No. 2 (Se o termo desenvolvimento sustentável for formalmente proposto). Decidiram vender produtos sustentáveis, assim como nós vendemos sabonetes, e vendê-los por meio de campanhas publicitárias extraordinárias, excelente sincronização e grande sucesso. No entanto, isso nada mais é do que outro aspecto do crescimento econômico.
(Bodart, Cristiano das N.)

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

2 Comments

  1. Gostaria de saber implicações da origem dessa definição de para a classificação e categorização dos países, cultura e sociedade.

  2. Gostaria de saber as implicações da origem do conceito de desenvolvimento para classificação e categorização dos países, cultura e sociedade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile