Conceito de Região

Podemos abordar a região como uma construção social material e simbólica, podendo também ser vista como um espaço de dominação, onde frações do capital controlam as condições de reprodução local, sendo uma forma de classificação do território legitimado. Construção social material, pois está, quase sempre, bem delimitada fisicamente, e simbólica por ser dotada de significados subjetivos e reconhecimento social, o que possibilita a noção de unidade.

A noção de unidade compartilhada entre os atores sociais, legitima uma “realidade” que é, antes de mais nada, representação subjetiva. A região é portanto, um espaço dotado de simbolismo.
A região é um espaço onde se dar os embates sociais, estando sua identidade vinculada aos conflitos sociais ali desencadeados. A região é um segmento de território como o locus. Se limitando às relações e elementos nele localizados.

É na região que ocorre o processo de dominação de frações do capital e portanto as lutas de classe. Para a sociologia esse espaço, chamado região é o palco das relações sociais, ou seja, das relações de dominação. Nesse sentido a região caracteriza-se pela manutenção/reprodução ou pela dialética das relações de dominação.

A identidade regional é inerente a formação/delimitação de uma região. As metodologias meramente cartográficas, em sua especificidade física, têm habitualmente delimitado regiões a fim de facilitar pesquisas, produzindo consequentemente uma problemática metodológica. Essas pesquisas de caráter quantitativas podem apresentar distúrbios em seus resultados. Ao delimitar uma região para estudo é fundamental respeitar os limites socialmente constituídos e legitimados pelos grupos sociais locais em seus processos históricos de conflitos de poder.
(Bodart, Cristiano das N.)
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
Leave a response comment2 Responses
  1. WELLINGTON RIBEIRO DA SILVA
    dezembro 24, 10:54 WELLINGTON RIBEIRO DA SILVA

    Caro colega, tbém milito há tempos na área de geografia regional, principalmente, lecionando teoria da região e regionalização. Não sei quanto a vc, mas, no meu caso, a carência de estudos teóricos nessa área é algo que me incomoda…Pensando nisso gostaria de poder criar linhas de comunicação com profissionais da área e que, por ventura, poderiam sugerir bibliografias ou discussões acerca da temática regional. :Tudo de bom

    Wellington Ribeiro da Silva

    UEG-GO

    reply Reply this comment
  2. Cristiano Bodart Bodart
    dezembro 24, 11:47 Cristiano Bodart Bodart

    Manteremos contato.

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: