Futebol: Paixão Nacional

“Que humanidade, senão a do esporte, seria capaz de construir, sobre a abstração de um gol, a cerimônia a que assisto, neste instante, querendo chorar, querendo gritar?” (Armando Nogueira, “México 70” – na conquista do tri, para o Jornal do Brasil)
O futebol é sem dúvida um bom exemplo para trabalhar a temática tradição e identidade nacional.

Fica a dica!

Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
Leave a response comment2 Responses
  1. Thiago Mendes
    setembro 16, 19:57 Thiago Mendes

    O brasileiro tem uma forte correlação entre a vida e o esporte, mais especificamente com o futebol. E é uma relação de amor e ódio. Realmente uma paixão nacional.
    Aprendemos a gostar de futebol desde a infância, na mais tenra idade. Nossos pais ou tios, ou mesmo os amigos íntimos da família sempre veem com aquela camisetinha ou aquele sapatinho do time do coração.Somos apaixonados por futebol, mesmo que muitas vezes nos pareça medíocre e acéfalo. Adoramos o esporte coletivo. Vibramos e nos envolvemos, como se o time fizesse parte de nossa família.

    reply Reply this comment
  2. Igor silva
    setembro 19, 20:38 Igor silva

    A explicação para esse amor esse fanatismo pode ser o fato do Brasil ter conquistado cinco Copas do Mundo , ai fica fácil gostar de futebol vivendo no pais mais gloriosos de todos os tempos. Eu mesmo sou fã assumido não só gosto de torce mais também gosto de praticar .

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: