Futebol: Paixão Nacional

“Que humanidade, senão a do esporte, seria capaz de construir, sobre a abstração de um gol, a cerimônia a que assisto, neste instante, querendo chorar, querendo gritar?” (Armando Nogueira, “México 70” – na conquista do tri, para o Jornal do Brasil)
O futebol é sem dúvida um bom exemplo para trabalhar a temática tradição e identidade nacional.

Fica a dica!

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

2 Comments

  1. O brasileiro tem uma forte correlação entre a vida e o esporte, mais especificamente com o futebol. E é uma relação de amor e ódio. Realmente uma paixão nacional.
    Aprendemos a gostar de futebol desde a infância, na mais tenra idade. Nossos pais ou tios, ou mesmo os amigos íntimos da família sempre veem com aquela camisetinha ou aquele sapatinho do time do coração.Somos apaixonados por futebol, mesmo que muitas vezes nos pareça medíocre e acéfalo. Adoramos o esporte coletivo. Vibramos e nos envolvemos, como se o time fizesse parte de nossa família.

  2. A explicação para esse amor esse fanatismo pode ser o fato do Brasil ter conquistado cinco Copas do Mundo , ai fica fácil gostar de futebol vivendo no pais mais gloriosos de todos os tempos. Eu mesmo sou fã assumido não só gosto de torce mais também gosto de praticar .

Deixe uma resposta