Música sobre êxodo urbano: Saudade De Minha Terra

A temática de êxodo rural é amplamente discutida pela Sociologia e principalmente pela Geografia. O processo de urbanização do país, que ocorreu de forma mais intensa na segunda metade do século XX fez com que o  país se torna predominantemente urbano. No entando, há também o caminho inverso. Pessoas que deixa as cidades de volta para o campo, seja porque não se identifica com a cultura urbana, seja por melhores condições de vida. A música doChitãozinho & Xororó retrata a história de um personagem que retorna às suas origens e descreve o episódio.

Bourdieu que também tem origem camponesa, diria que o habitus adquirido pelo personagem tensinou o sujeito de modo que ele buscasse a sociabilidade que é compatível com seu capital cultural. Os conhecimentos por ele adquiridos fazem muito mais sentido no contexto cultural do campo, os afetos e as memórias fizeram do regresso uma necessidade.

 

 

Letra:
Saudade De Minha Terra
Chitãozinho & Xororó
Composição: (Goiá/Belmonte)

De que me adianta viver na cidade

Se a felicidade não me acompanhar

Adeus, paulistinha do meu coração

Lá pro meu sertão, eu quero voltar

Ver a madrugada, quando a passarada

Letra completa acesse aqui

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta