A situação de muitas mulheres árabes na atualidade

Embora as mulheres ocidentais estejam ampliando seus direitos e maximizando seus espaços e poder, o mesmo não tem, de forma geral, ocorrido entre as mulheres árabes. Essas ainda são tratadas de forma discriminatória em muitos países. Um exemplo é a sua vida sexual. Mulheres que mantêm relações sexuais antes do casamento podem até serem assassinadas. A prova disso são as constantes cirurgias de reposição de himén. Tais cirurgias têm sido procuradas por mulheres de todas as camadas sociais. Na França, tal operação custa cerca de 2 mil euros (aproximadamente R$ 4,6 mil) e tem sido muito procurada. A maior parte das mulheres a faz buscando esconder que não são mais virgens, já que essa situação é inaceitável em sua sociedade.

Um site de uma fábrica chinesa vende hímens artificiais por 23 euros (cerca de R$ 54). Este simula o hímen, inclusive libera sangue após rompido, afirma o site.

Essa situação é apenas um exemplo de que os direitos de muitas mulheres árabes ainda é algo distante. A escolha de quando e com quem terá sua primeira relação sexual é um direito ainda muito distante em muitos países árabes.

Ontem uma de minhas turmas realizaram um teatro apresentando tal situação.
Pessoal da Etapa II, parabéns pelo belo teatro apresentado!

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta