RELIGIOSIDADE, SOCIABILIDADE E RENDIMENTO ESCOLAR

Segue abaixo o resumo de um trabalho monográfico que escrevi – Especialização em Ciências Sociais e Religião
RESUMO
O presente trabalho objetiva identificar se a religiosidade tem sido capaz de interferir positivamente ou negativamente no rendimento escolar de alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio da rede pública. Para tanto, foi tomado como estudo de caso os alunos de duas escolas públicas localizadas nos municípios de Piúma/ES e Anchieta/ES. Foram realizadas pesquisas quantitativas e qualitativas a fim de atingir o objetivo proposto. Foram feitas 194 entrevistas com os alunos e 10 entrevistas não-estruturadas com professores e pedagogas que atuavam juntamente a esses alunos. As pedagogas da escola afirmaram que os alunos engajados em suas religiões apresentam melhor comportamento. Porém, maior parte dos professores e pedagogos afirmou que a religião Evangélica Pentecostal desestimula os alunos a estudarem, o que não foi confirmado com a averiguação qualitativa. Foi observado que os alunos que têm religião apresentam maiores rendimento escolares, principalmente os e os evangélicos tradicionais, seguido pelos evangélicos pentecostais. Notamos que os alunos que freqüentam os cultos/missas de forma moderada (uma vez por mês) apresentaram melhores resultados educacionais, quando comparado com àqueles que têm alta ou baixa freqüência aos cultos/missas. Porém, alunos que possuem atividades em suas igrejas/ religiões têm melhores rendimentos na escola. Concluiu-se que o temor à Deus/religião e a observância dos princípios religiosos têm influenciado positivamente no rendimento escolar e na disposição em estudar em casa.

PALAVRAS-CHAVE: Religiosidade; Rendimento escolar; Socialização; Influência religiosa.

Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
  1. Henderson Luiz
    setembro 16, 18:52 Henderson Luiz

    Na verdade os religiões principalmente "Protestante/Evangélica" pode não acreditar em tudo que e ensinado, nas escolas como matérias que influenciam a religião, eu sou Evangélico, tenho o prazer de aprender o que os outros falam que possa ter acontecido mas para aumentar o meu conhecimento não preciso aceitar, acreditar e seguir, mas sim aprender, minha Congregação, prega que o Senhor Deus criou o Céus e a Terra, podem conferir na Bíblia Evangélica: (Gênesis 1:1-2).

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: