Contato Social

Porto Alegre/RS, Set. 2010
Contatos sociais
O homem se humaniza por meio dos contatos sociais, estes se dão de formas variadas e impactuam sobre a formação da personalidade do indivíduo.
Podemos dividir os contatos sociais em basicamente dois tipos:
Contatos Primários – Estes estão relacionados aos contatos de base emocional e pessoal
Contatos Secundários – Trata-se dos contatos impessoais e formais.
Notadamente observamos que quanto mais urbano é um lugar, menos contatos primários têm os indivíduos. Estes contatos acabam resumindo-se em contatos com a família (que geralmente é pequena).
Em centros urbanos o número de contatos e as proximidades físicas são significativamente maiores, porém, nem sempre esses são pessoais, afetivos. São geralmentes frios e “distantes”.
Os contatos tendem a ser tão informais que, muitas vezes, chamamos as pessoas pela profissão que possuem e não pelos seus nomes (o carteiro, o porteiro…).
É importante destacar que proximidade física não significa necessariamente proximidade afetiva.
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e docente do Centro de Educação dessa mesma instituição de ensino. Fundador e editor do Blog Café com Sociologia. Pesquisa as temática "movimentos sociais" e "ensino de Sociologia".

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
mode_editLeave a response

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: