Controle Social

image_pdfimage_print

Esse vídeo é uma ótima opção para tratar da questão referente ao controle social exercida pelo Estado por meio da coerção física, social e psicológica.

O tema pode ser utilizado para tratar das idéias de Hobbes, ao afirmar que o Estado deve ser o responsável para que o homem não deixe prevalecer sua natureza má.

Ou ainda para tratar da idéia de John Lock onde o papel do Estado é inibir aqueles que não promovem a paz e a harmonia social (as excessões, uma vez que a natureza humana é boa).

Após essas discussões podemos passar para a realidade social brasileira levantando questões como:
1 -A repressão possibilita o controle e a hamonia social?
2 -O que está faltando no Brasil são penas mais severas?
3 – O Brasil deveria implantar a pena de morte ou a prisão perpétua? Essa seria aplicada a todos de forma igual, sendo um país de privilégios?
  Fica a dica.

Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e docente do Centro de Educação dessa mesma instituição de ensino. Fundador e editor do Blog Café com Sociologia. Pesquisa as temática "movimentos sociais" e "ensino de Sociologia".

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: