Invisibilidade social [Documentário]

invisibilidade social em homens invisíveis

A invisibilidade social é um fenômeno que afeta diversos grupos na sociedade, como os moradores de rua, os migrantes e as minorias étnicas. Trata-se da ausência de visibilidade desses grupos na mídia, na política e na cultura. A invisibilidade é resultado de um sistema social que exclui determinados indivíduos e grupos, dificultando seu acesso a recursos e oportunidades. A compreensão da invisibilidade social é importante para o combate às desigualdades e à discriminação. Autores como Pierre Bourdieu e Michel Foucault contribuem para a reflexão sobre o tema, destacando a importância da análise das estruturas sociais e das relações de poder na compreensão da invisibilidade social.

Bourdieu analisa a sociedade como um campo em que os indivíduos ocupam diferentes posições e disputam recursos. Aqueles que não possuem capital econômico, cultural ou social são excluídos desse campo e não têm acesso aos seus recursos. Essa exclusão resulta em uma invisibilidade social que é fruto de uma estrutura social desigual. Já Foucault destaca a importância do poder nas relações sociais e na construção da realidade. O poder produz efeitos de exclusão e de invisibilidade, como a exclusão de grupos minoritários das instituições políticas e culturais.

Para trabalhar o tema da invisibilidade social em sala de aula, é possível utilizar recursos como filmes, documentários e reportagens que abordam o tema. Além disso, é importante discutir a influência da mídia na construção da invisibilidade social e na manutenção das desigualdades. É possível também realizar atividades que promovam a reflexão sobre as relações de poder e a exclusão social, como debates, rodas de conversa e exercícios de empatia.

Outro aspecto importante a ser abordado é a necessidade de reconhecimento das identidades e das diversidades. É preciso respeitar e valorizar as diferenças, evitando a reprodução de estereótipos e preconceitos que contribuem para a invisibilidade social de determinados grupos. O trabalho com a história e a cultura desses grupos também é fundamental para a promoção do reconhecimento e da valorização de suas identidades.

Em resumo, a invisibilidade social é um fenômeno complexo que resulta da exclusão de determinados grupos da sociedade. A análise das estruturas sociais e das relações de poder é fundamental para a compreensão desse fenômeno. O trabalho em sala de aula pode contribuir para o combate à invisibilidade social, promovendo o reconhecimento das identidades e das diversidades e a reflexão sobre as desigualdades e a exclusão social.

Referências:

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1977.

MARTINS, José de Souza. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

Dica de documentário 

” ‘Homens Invisiveis’ é um documentário que fala sobre pessoas excluídas do cardapio social, pessoas que estão diante de nós todos os dias e muitas vezes não as notamos e para isso foram usadas as falas de especialistas, pessoas comuns e dos próprios moradores de rua”. Esse vídeo foi postado no Youtube por Saulo Leal.

Caso queira baixar o vídeo para o PC, baixe-o em https://www.4shared.com/file/102251581/d0809411/Homens_Invisiveis_-_01.html

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta