6º Encontro Nacional de Política Social

6º Encontro Nacional de Política Social acontecerá em Vitória/ES entre os dias 28 e 30 de setembro. 
O Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES realizará, no período de 28 a 30 de setembro de 2011, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo, o 6º Encontro Nacional de Política Social (ENPS). O tema do evento, “Política social no mundo contemporâneo”, ancora-se na necessidade de consolidar o ENPS como um espaço de intercâmbio e reflexão acerca da realidade mundial, especialmente num momento em que emergem movimentos e governos que contestam a hegemonia norte-americana e o capital financeiro no mundo.

Este tema instiga pesquisadores do mundo inteiro a refletir sobre as dificuldades e obstáculos impostos pela conjuntura mundial (e particular de cada país), num contexto em que se destacam a mundialização dos processos econômico-sociais, a força do neoliberalismo na condução de políticas sociais (das quais o Estado busca desresponsabilizar-se) e as extremas desigualdades sociais postas, entre outros fatores, pela divisão internacional, regional e social do trabalho e pela precarização das condições e relações laborais. O tema central expressa ainda os desafios com os quais se defrontam os pesquisadores e profissionais envolvidos com a questão. No atual contexto brasileiro, latino-americano e mundial, as forças sociais de esquerda se reorganizam em torno de alternativas de enfrentamento das contradições e desigualdades econômicas, culturais, políticas e sociais. Os altos níveis de desigualdade e a persistência de um sistema de proteção social de caráter focalizado, territorializado e marcado por políticas de transferência de renda não produzem alterações sobre os determinantes da miséria e da pobreza e, portanto, ampliam a necessidade de pensarmos o existente e de construirmos estratégias econômicas, políticas e sociais para sua superação.
Estão previstas conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos. Entre os convidados internacionais e nacionais, teremos a presença confirmada de: Carlos Soto Iguarán (França); Cesar Giraldo (Colômbia); Berenice Rojas Couto (Brasil); Dimitris Milonakis (Grécia); Fred Goldstein (EUA)George Labridinis (Grécia); José Paulo Netto (Brasil); Laura Acotto (Argentina); Mamdouh Habashi (Egito); Olga Pérez Soto (Cuba); Potyara Amazoneida P. Pereira (Brasil); Paul Bywaters (Reino Unido); Peter Abrahamsom (Dinamarca) e Vishanthie Sewpaul (África do Sul).
Link do site: http://enps.com.br/capa
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
Leave a response comment2 Responses
  1. Anônimo
    junho 28, 20:39 Anônimo

    Onde pode ser feita as inscrições?

    reply Reply this comment
  2. Cristiano Bodart Bodart
    junho 29, 15:48 Cristiano Bodart Bodart

    No link abaixo da postagem

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: