Seminário na Universidade Federal do Espírito Santo

Compartilho com os leitores do Café com Sociologia um artigo que estarei apresentando no Simpósio Espírito Santo: Desenvolvimento e seus efeitos colaterais.
Segue abaixo o resumo do artigo e o link para baixar o artigo completo
Universidade Federal do Espírito Santo/UFES
07 e 08 de Outubro de 2011
  
O(s) discurso(s) da mídia local e a os Grandes Projetos Industriais da Microrregião Expandida Sul/ES: um estudo crítico do(s) discurso(s)
  
Cristiano das Neves Bodart[1]
Cassiane da C. Ramos Marchiori[2]
 Resumo
O presente artigo realiza um estudo crítico dos discursos contidos nos jornais impressos locais em torno dos Grandes Projetos Industriais que estão sendo implementados na Microrregião Expandida Sul do estado do Espírito Santo, mais especificadamente no município de Anchieta/ES. No primeiro momento foi realizada uma revisão de literatura em torno dos conceitos e da perspectiva analítica adotada. Buscou-se identificar se os discursos são legitimadores ou não de tais projetos, bem como identificar quais ideologias e relações de poder contém nesses discursos. Identificamos que tais jornais possuem um discurso marcado por uma ideologia dos grupos dominantes, o que tem contribuído significativamente para a legitimação desses empreendimentos.
Palavras-chave: Grandes Projetos Industriais; Discurso; Jornais.
[1] Cientista Social/USC, Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades/UCAM. Professor de Sociologia da Faculdade Novo Milênio, Vila Velha-ES. E-mail: cristianobodart@hotmail.com
[2] Graduada em História/USC, mestranda em História das Idéias Políticas/UFES. Bolsista da FAPES. E-mail: cassianemarchiori@hotmail.com
LINK PARA O ARTIGO COMPLETO AQUI 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta