Dica de metodologia para aula de Sociologia

Segue abaixo um artigo de Elisabeth da Fonseca Guimarães, onde esta professora/pesquisadora apresenta parte de sua tese de doutoramento, a qual teve por objetivo central apontar de quais formas é possível trabalhar os conteúdos de Sociologia paralelo a temática Direitos Humanos. Trata-se de uma leitura importante e enriquecedora para aqueles que atuam como docente da referida disciplina, sobre tudo, no Ensino básico. 


A DUDH COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NÍVEL MÉDIO
GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca

Cnpq – Universidade de Brasília – Universidade Federal de Uberlândia 

page1image3328

INTRODUÇÃO 
Este texto cumpre, em parte, o objetivo de apresentar o problema de pesquisa e responder à hipótese central do projeto de pós-doutorado desenvolvido no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, orientado pela Professora Doutora Fernanda Sobral, a quem agradeço pela confiança. O problema da pesquisa, em poucas palavras, indaga “como trabalhar o ensino de Sociologia em consonância com os DH, enquanto conhecimento que perpassa o programa da disciplina em suas diferentes abordagens?” (GUIMARÃES, 2009, p. 5) A hipótese central é de que os direitos humanos ainda não despertaram interesse pedagógico, teórico, conceitual e acadêmico entre estudantes e professores, a ponto de se inserirem como conteúdo programático nesse nível de ensino. Visando atender as normas do VI Seminário e do IV Encontro, em Marília, este texto se propõe a fazer a apresentação panorâmica do universo investigado; o reconhecimento dos conteúdos sociológicos que mais despertaram o interesse dos estudantes do ensino médio, na visão dos entrevistados; o ensaio, ainda que preliminar, da comprovação ou refutação da hipótese que movimentou o trabalho de pesquisa. Entre as inúmeras questões, ainda por resolver, estão o conteúdo programático, os conteúdos interdisciplinares e a elaboração de material didático de Sociologia destinado ao ensino médio. A Declaração Universal dos Direitos Humanos – DUDH – daqui pra frente DUDH – se insere nesta análise como possibilidade concreta de compor o rol dos materiais didáticos, tendo em vista os conteúdos sociológicos apontados pelos professores como de maior interesse dos estudantes. 
Texto na íntegra aqui

Visite também os blogs  Mangue Sociológico e Ciência Social Ceará

Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: