A atualidade de Sérgio Buarque de Holanda

Segue 10 aulas (10 vídeos) sobre a atualidade de Sérgio Buarque de Holanda.
Antônio Candido: Um homem, duas cidades
Em setembro de 2011, Antônio Cândido participou do seminário “Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda”, promovido pelo Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP. Antônio Cândido fala do Sérgio Buarque de Holanda do Rio de Janeiro e de São Paulo. Fala do papel dessas cidades e e da vida cultural delas na formação do historiador. Trata, também, da contribuição do Rio de Janeiro para a formação intelectual dele e do que levou culturalmente do Rio de Janeiro para São Paulo.
segue os demais vídeos…

Laura de Mello e Souza: a mineração e a sociedade movediça

 

Palestra da historiadora Laura de Mello e Souza no seminário “Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda” realizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP, entre 13 e 16 de setembro de 2011.

Uma análise do trabalho de Sérgio Buarque de Holanda sobre a atenção que ele deu para a história social, política, econômica e cultural da capitania de Minas Gerais. A florescência artística e literária em Minas Gerais durante o ciclo da mineração e o caráter ilusório da atividade mineradora.

Richard Graham: a eleição como um drama

 

Palestra do historiador Richard Graham, professor emérito da Universidade do Texas em Austin, no seminário “Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda” realizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP, entre 13 e 16 de setembro de 2011.

A política no Rio de Janeiro durante o Império no Brasil e o espetáculo das eleições. Como Sérgio Buarque de Holanda retrata em detalhes o teatro das eleições durante o reinado de Dom Pedro II. Quem eram os atores, a platéia, o palco e o papel que cada um desempenhava.

Maria Odila Dias: o poder no Império

 

Palestra de Maria Odila Dias, professora de História da PUC de São Paulo, no seminário “Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda” realizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP, entre 13 e 16 de setembro de 2011.

Como Sérgio Buarque de Holanda descreve o Império no Brasil e o processo político no livro Capítulos de História do Império, organizado por Fernando Novais. Os costumes da sociedade colonial que não mudaram com a Independência, o liberalismo de fachada e o excesso de poder do Imperador Dom Pedro II.

 

Pedro Meira Monteiro – Cartas trocadas: Mário de Andrade e Sérgio Buarque

 

Palestra de Pedro Meira Monteiro, professor de Literatura Brasileira na Universidade de Princeton, no seminário “Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda” realizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP, entre 13 e 16 de setembro de 2011.

Uma análise das cartas trocadas entre Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda nas décadas de 1920 e 1930. A relação entre os dois e a leitura e interpretação de trechos das cartas.

 

Antonio Arnoni Prado: Crítica aos modernistas

 

Palestra de Antonio Arnoni Prado, professo do departamento de Teoria Literária da Unicamp no seminário “Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda” realizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP, entre 13 e 16 de setembro de 2011.

Os textos de Sérgio Buarque de Holanda sobre a Semana de Arte Moderna de 22. A pesquisa e a originalidade literária de Sérgio Buarque, a busca por uma verdadeira expressão da vida cultural brasileira e as críticas às obras de Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Nestor Goulart Reis Filho: Sobre o Semeador e o Ladrilhador

 

Palestra de Nestor Goulart Reis Filho, professor do departamento de História da Arquitetura e Estática do Projeto (FAU-USP), no seminário “Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda” realizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP, entre 13 e 16 de setembro de 2011.

O diálogo da arquitetura e da urbanização do Brasil com o livro de Sérgio Buarque de Holanda Raízes do Brasil.

Antonio Carlos Robert de Moraes: Geografia em Sérgio Buarque

 

Palestra de Antonio Carlos Robert de Moraes, coordenador do Laboratório de Geografia Política da USP, no seminário “Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda” realizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP, entre 13 e 16 de setembro de 2011.

A presença marcante da abordagem geográfica nos trabalhos de Sérgio Buarque de Holanda, onde a discussão sobre a formação territorial é o tema central e também uma crítica à ruralidade brasileira. A ocupação do território brasileiro, a formação da sociedade e a utilização do espaço para a construção do Estado.

Maria Alice Rezende de Carvalho: Vida intelectual e urbana

 

Palestra de Maria Alice Rezende de Carvalho, professora do departamento de Sociologia e Política da PUC-RJ, no seminário “Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda” realizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP, entre 13 e 16 de setembro de 2011.

Uma discussão sobre como as ciências sociais lidam com o legado da obra de Sérgio Buarque de Holanda. A mudança do historiador para São Paulo, em 1946, e a influência da Universidade de São Paulo na sua vida intelectual.

Brasilio Sallum Jr: Democracia e Cultura Política.

 

Palestra de Brasilio Sallum Jr, Professor Titular de Sociologia da Universidade de São Paulo, no seminário “Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda” realizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP, entre 13 e 16 de setembro de 2011.

Um panorama da democracia e da cultura política no Brasil e no mundo nas duas edições do livro de Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil. A primeira edição escrita em 1936 e a segunda lançada em 1947.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta