III Seminário Nacional Sociologia & Política

Enquanto aguardamos o  IV seminário Nacional de Sociologia e Política, convido-os a relembrar esse belo vento ocorrido na UFPR, em setembro de 2011.

O tema do III Seminário Nacional Sociologia & Política foi “Repensando Desigualdades em Novos Contextos”, e com este mote, trouxemos para Curitiba as discussões mais recentes das áreas de sociologia e ciência política, incrementando pesquisas e
colaborando para o desenvolvimento científico regional e nacional.

O cenário de redução das desigualdades sociais segundo os dados do último Censo e também de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), tem provocado a rediscussão acerca do tema da desigualdade neste novo contexto, por isso buscou-se promover o intercâmbio de experiências e conhecimento entre os estudantes de pós graduação em Sociologia e Ciência Política das diversas instituições de ensino superior do país.

Direta e indiretamente relacionado ao mote do evento, foram realizadas quatro conferências e duas mesas redondas, dentre as quais ressaltamos a conferência de abertura, que contou com a participação do presidente do IPEA, Prof. Dr. Márcio Pochmann, e da presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), profa. Dra. Celi Scalon. Também merece destaque a conferência intitulada “Ciência Política na América Latina: integração, diferenças e possibilidades”, representada pelo Prof. Dr. Glaucio Ary Dillon Soares, secretário geral da Associação Latino Americana de Ciência Política (ALACIP), e pelo Prof. Dr. Vicente Palermo, da Universidad de Buenos Aires, participando diretamente por meio de video-conferência (uma vez que não pudemos contar com sua presença em razão de problemas relacionados à companhia aérea da Argentina na hora de seu embarque).

No total, foram 13 palestrantes – professores doutores – das mais diversas universidades e centros de pesquisa, reunidos nos três dias do evento.

Além das conferências e mesas redondas, destacamos que o evento sediou a 1º Reunião de Jovens Pesquisadores de Ciência Política Latino Americana, apoiada pela ALACIP, experiência esta que teve o objetivo de atrair pesquisadores dos países latinoamericanos e contribuir para um processo de internacionalização do Seminário que esperamos seja aprofundada nas próximas edições, em se mantendo o grupo de trabalho criado este ano, qual seja, o GT “Pesquisando a política na América Latina”.

Neste sentido, esta edição do evento contou com:

a) 16 Grupos de Trabalho, equitativamente divididos entre sociologia e ciência política;

b) cerca de 500 submissões de resumos de alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado);

c) 280 trabalhos aprovados e disponíveis on-line, oriundos de programas de pós-graduação de diferentes estados e regiões brasileiras;

d) cerca de 300 ouvintes a cada período de sessão, entre pesquisadores mestrandos e doutorandos e estudantes de graduação, tanto nas sessões de grupos de trabalho, conferências ou mesas redondas.

Por tudo isso, o Seminário Nacional Sociologia & Política consagra-se como um importante espaço de reflexão, no qual as respectivas áreas de sociologia e ciência política elegem seus temas e objetos de investigação, e onde os estudantes dos mais diversos programas de pós-graduação podem interagir e trocar experiências, idéias, problemas de pesquisa, além de poderem publicar seus resultados, contribuindo assim para sua formação acadêmica e intelectual.

Veja os anais do evento: ANAIS 2011.

Visite também os blogs  Mangue Sociológico e Ciência Social Ceará

Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: